A Câmara de Vereadores de Mariana convocou na tarde de hoje(1) todos os secretários municipais para participarem da reunião de sabatina, atendendo ao Requerimento nº 49/2023, de autoria dos vereadores Pedrinho Salete, Ediraldo Ramos (Pinico), Marcelo Macedo e José Sales.
Essa convocação teve como objetivo de atualizar os Edis sobre a situação atual de cada pasta e autarquia do município de Mariana. Além dos secretários, foram convocados o Controlador Municipal; Procurador Municipal; Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE Mariana; o ex-secretário de Saúde, Danilo Brito; e o ex-diretor do SAAE Mariana, Ronaldo Camelo.
Não tem crise em Mariana
O Secretário de Planejamento, Marlon Figueiredo, foi categórico ao afirmar que Mariana teve a maior arrecadação de toda a sua história no ano de 2022. Segundo Marlon entrou nos cofres R$ 570 milhões no último ano.
“Eu afirmo enquanto Secretário do Município de Mariana: o município não está em situação de crise, como algumas pessoas veicularam por ai. Mariana está em sua maior arrecadação da história”
ORÇAMENTO PARA 2023
Segundo Marlon o orçamento só para a Prefeitura de Mariana para 2023 será de 594 milhões de reais. Contando com as outras despesas (Câmara, Iprev e SAAE) o montante sobe para R$ 647 milhões, superando o recorde de 2022.
Vereador cobra agilidade da Secretaria de Obras
Nessa reunião vale destacar a participação do vereador José Sales ao cobrar da Secretaria de Obras agilidade na conclusão de projetos. Segundo o Edil, o município perde muitas parcerias por não ter projetos em tempo hábil para apresentar aos empresários e executivos que se interessam em deixar sua colaboração com nossa cidade. “Estou indo no obras há dois anos cobrar a conclusão de dois projetos para Camargos. Estamos quase perdendo dois investimentos para o distrito de Camargos, um ginásio de esportes e uma praça”. José Sales foi incisivo ao cobrar que tudo que se fala em obra no município, os recursos,dependem da Fundação Renova. O vereador lembrou que o município ultimamente só faz reformas e que reformas são manutenções. “Na época do saudoso prefeito João Ramos não tinha muitos recursos e construíram grandes obras que são utilizadas até hoje pelos marianenses”. Finaliza Sales.
Além dos autores do requerimento, participam da reunião de forma presencial, os vereadores Manoel Douglas (Preto), Maurício da Saúde, Zezinho Salete, Gilberto (Tikim Matheus) e o presidente da Câmara, vereador Fernando Sampaio. Os vereadores Adimar Cota, Ediraldo Pinico e a vereadora Sônia Azzi acompanham de forma remota.