Semana de Pré-conferências é realizada com Programas e Serviços Sociais do município


12/01/2023 às 14h47

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou nesta semana as pré-conferências a respeito da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O momento foi dedicado aos usuários do CREAS, ProJovem e CRAS Cabanas, para esclarecimentos prévios acerca do evento a ser realizado na próxima terça-feira (17).

O objetivo das pré-conferências é informar e explicar para o público alvo, bem como a população, acerca dos eixos temáticos que serão abordados no evento e sanar eventuais dúvidas, além de proporcionar um ambiente de acolhimento e aproximação com os demais frequentadores dos programas e centros especializados. 

Na terça-feira (10), o CRAS Cabanas abriu a semana com as pré-conferências, na Escola Municipal Monsenhor José Cotta. Estiveram presentes os usuários do serviço e as autoridades da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A conversa teve como eixo a importância da participação popular, enfatizando principalmente a participação dos cadastrados no serviço, nas conferências, conselhos e reuniões.

Na quarta-feira (11), a pré-conferência foi direcionada para os usuários do CREAS, no Centro de Convenções. As autoridades que ali compareceram abordaram as principais temáticas da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com dinâmicas e interação entre os presentes. 

A última pré-conferência foi realizada com os integrantes do ProJovem, na quinta-feira (12), e seguiu a mesma dinâmica de apresentação, ocorrida também no Centro de Convenções. Conceitos como o significado do Programa ProJovem e “o que eles definem como participação social” foram apontados com o objetivo de gerar mais interação e protagonismo entre os participantes. 

O próximo passo será na terça-feira (17), no Centro de Convenções, às 12h, com a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A participação da população é essencial para assegurar os direitos das crianças e adolescentes e tomar conhecimento sobre o poder de ação e transformação para um futuro de qualidade. O credenciamento dos participantes será a partir das 11h30.

SOBRE O EVENTO

A VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá  no sábado, dia 14 de janeiro, no Centro de Convenções, a partir das 12h. O tema segue como referência a 12º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: “a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Por Evelin Almeida 

Foto: Anna Millard


Voltar

Confira também: