Câmara de Mariana elege Mesa Diretora para o próximo biênio


07/12/2022 às 10h03

Hoje, 06, a Câmara Municipal de Mariana realizou a eleição da chapa que define os membros da Mesa Diretora para o mandato de dois anos - biênio 2023/2024. O pleito foi feito por uma chapa única que protocolou a inscrição dos candidatos antes da quadragésima Reunião Ordinária e foi designada por unanimidade. 

 

A Mesa Diretora eleita é composta pelo presidente Edson Agostinho - Leitão (CIDADANIA); vice-presidente Fernando Sampaio (PSB); primeiro-secretário, Manoel Douglas - Preto (PV); e segundo-secretário, José Antunes Vieira - Zezinho Salete (MDB).  

 

Segundo o regimento do Poder Legislativo municipal, compete à Mesa Diretora dirigir os trabalhos legislativos e tomar as providências necessárias às suas regularidades; apresentar, aprovar ou reprovar projetos e resoluções; suplementar dotações do orçamento da Câmara; dentre outras atribuições. A ação democrática é regida pela Lei Orgânica do município, de acordo com o artigo 67 - I e o Regimento Interno, artigo 10 - II e III e o artigo 14 e 15, que tratam da regulamentação e instituição do ato.    

 

Em razão do impedimento jurídico das últimas eleições para prefeito no município, o presidente da Câmara eleito, Leitão, deve ser conduzido à função de prefeito interino, podendo assumir o cargo a partir do dia 1º de janeiro de 2023, para chefiar o Executivo durante dois anos ou até que novas decisões sobre o pleito municipal sejam tomadas.

 

Edson Agostinho agradeceu aos vereadores e declarou contar com o apoio de todos durante a gestão. "Conto com o apoio de todos, porque eu não ganho eleição sozinho. A Câmara não é governada pelo presidente, a Câmara é governada pelos seus membros. Então conto com o apoio de vocês e agradeço", conclui.

 

O vereador Fernando Sampaio, eleito vice-presidente da Câmara, assumirá o cargo de presidente da Casa de Leis durante esse período. Preto do Cabanas, em seu primeiro mandato parlamentar, será o vice-presidente; e Zezinho Salete, o único secretário em exercício.

 

O atual presidente da Câmara, Juliano Duarte (CIDADANIA), ressaltou a carreira consolidada no Legislativo do presidente e vice-presidente eleitos e desejou uma boa gestão a eles. "Quero parabenizar a chapa eleita na pessoa do presidente e vereador Edson, que tem seis mandatos, e desejar sucesso nessa caminhada. Os desafios são grandes, mas eu tenho certeza que vossa excelência não medirá esforços para trabalhar cada vez mais por Mariana", afirma.     

 

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA  

 

Em razão do mandato interino que o vereador Edson Agostinho (Leitão) poderá assumir no Executivo, o vereador suplente do partido CIDADANIA, Gilberto Matheus - Tikim, será empossado vereador.

 

 


Voltar

Confira também: