A ONU prevê que, até 2050, 45% da população mundial não terá a disponibilidade mínima de água necessária. A água é o recurso básico para a sobrevivência humana e seu consumo consciente é fundamental para cuidarmos das próximas gerações. Dentro deste tema, crianças de escolas públicas de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais terão a oportunidade de assistir ao teatro “Em busca da Gotinha Preciosa”, que trata sobre a importância de cuidar da água do nosso planeta.
A próxima cidade será Ouro Preto (MG), com o tema “Em busca da gotinha preciosa”, com apresentações entre os dias 10 e 15 de junho.
O espetáculo faz parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por meio de lei federal de incentivo à cultura, a turnê conta com o apoio do Ministério do Turismo e da GS Inima – líder nacional no tratamento de águas industriais e produção de água de reuso.
“O teatro é uma forma leve, divertida e estimulante de abordar assuntos importantes com as crianças e demais espectadores. Nesta peça, envolvemos o público e tratamos sobre a questão da conscientização e preservação da água, tema tão relevante para o planeta. Conscientizar as novas gerações é sinônimo de conquistar um futuro melhor para todos”, afirma o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Julio Martinez.
Sobre o espetáculo
Na peça, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais.
Por meio de um enredo cativante e um cenário interativo, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. No decorrer do espetáculo, os participantes entendem que a água não é apenas aquela coisa incolor, inodora e insípida que bebemos quando estamos com sede ou que no verão utilizamos para nos refrescar, mas sim algo extremamente importante para o nosso dia a dia e que é necessário economizá-la para usufruí-la no futuro.
Serviço:
Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o projeto Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.
Peça “Em busca da gotinha preciosa”
Ouro Preto (MG)
Dia: 13/06
Horário: 8h
Local: E. M. Dr. Pedrosa
Endereço: Rua Pedro G. Silva S/N - Santo Antônio do Leite
Dia: 13/06
Horários: 10h, 14h e 16h
Local: E. M. Professora Haydée Antunes
Endereço: Rua Um, Cruz dos Monges- Vila Alegre S/N
Dia: 14/06
Horários: 10h e 13h
Local: E. M. Izaura Mendes
Endereço: Rua Nossa Senhora Da Piedade S/N - Piedade
Dia: 14/06
Horário: 16h
Local: E. M. Padre Carmélio A. Teixeira
Endereço: Rua Padre Carmélio Teixeira, 100 - São Cristovão
Dia: 15/06
Horário: 7h30
Local: E. M. Padre Carmélio A. Teixeira
Endereço: Rua Padre Carmélio Teixeira, 100 - São Cristovão
Dia: 15/06
Horários: 10h30 e 13h30
Local: E. M. Juventina Drummond
Endereço: Rua São Pedro, 20 - Ouro Preto
Sobre a GS Inima Brasil
Uma das pioneiras em concessão de serviços públicos de saneamento básico no país, a GS Inima Brasil reporta-se à GS Inima Environment, que por sua vez é controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresarial da Coréia Do Sul.
A história da GS Inima Brasil começa em 1995, em Madri, quando foi criada a Fundação Inima para atuar no setor de água. Em 1995 começa a operar a Ambient Serviços Ambientais, primeira empresa do grupo no Brasil, que venceu a licitação da primeira concessão dos serviços de esgotamento sanitário da cidade paulista de Ribeirão Preto, à época com 450 mil habitantes e apenas 4% do esgoto doméstico tratado. Hoje Ribeirão Preto figura no ranking das cidades mais bem saneadas do país, assim como Araçatuba (SP) também operada pela GS.
Com três Unidades de Negócios – Concessões, Industrial e Serviços, e operações em cidades dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, a GS Inima Brasil vem conquistando ao longo de sua trajetória, contratos de concessão, de parceria público privada, de locação de ativos e de operação e manutenção de tratamento de água e esgoto, graças ao seu conhecimento técnico e investimento permanente nas mais avançadas tecnologias.
É a primeira empresa privada a se tornar sócia da Sabesp em uma concessão – na SESAMM - Serviços de Saneamento de Mogi Mirim, além de construir para SABESP a Estação de Tratamento de Esgoto de Campos de Jordão e uma outra em São José dos Campos. Presta serviço também para a Casal – Companhia de Saneamento de Alagoas implantando e operando o sistema de esgotamento sanitário para atender a parte alta de Maceió.
Entre as inovações no Brasil está o aproveitamento energético de biogás, produzido a partir do lodo do esgoto, captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas para consumo operacional, implantação de usina solar de secagem de lodo resultante do processo de tratamento de esgoto, utilização de tecnologia sustentável em produção de água de reuso a partir de efluentes domésticos entre outros.
Em 2019, tornou-se uma das líderes nacionais no tratamento de águas industriais e produção de água de reuso ao adquirir o controle de empresas emblemáticas do setor: Aquapolo (SP), e GS Inima Industrial Triunfo (RS).
Sobre o projeto Diverte Teatro Viajante
O projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.
Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em municípios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.
O projeto está em sua 6ª edição e já alcançou um público de mais de 225.000 pessoas percorrendo o Brasil de norte a sul, levando teatro para crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência tão essencial para a formação do intelecto.
Saiba mais no site.