Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) é efetivado e já contempla sete famílias de Serra Teodoro


19/05/2022 às 10h34

A Prefeitura de Mariana assinou, junto às sete famílias da comunidade de Serra Teodoro (Vargem), a efetivação do Programa Agricultura Familiar Social (PAFS). Por meio de um desenvolvimento sustentável investido em hortas domésticas e comunitárias, o programa contempla as sete mulheres de cada família com um auxílio, suporte técnico das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e apoio no plantio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A iniciativa visa dar autonomia financeira para as moradoras, sem que precisem deixar seu local de origem. 

Efigênia, 34 anos, que nunca teve uma oportunidade de emprego, conta sobre como se sente participando do programa,  “é uma honra estar neste projeto. Sou casada e tenho um filho de 11 anos e um de 3, posso ficar em casa, cuidar do meu filho e trabalhar. Uma oportunidade para a gente que não tem um emprego, e só o marido da gente trabalhando a renda é menor, a gente trabalhando ajuda mais”, relata a moradora de Serra Teodoro. 

Lucia Helena, 27 anos, enfatiza sobre como a execução do programa, ser no próprio local onde moram, facilita para cada uma delas, “para nós, este programa foi uma benção, porque a gente já mora aqui no local e aí nem precisa sair para está trabalhando, porque é no nosso próprio quintal mesmo, e todas nós temos filhos pequenos, e estando todos com a gente mesmo, a gente nem precisa ficar preocupado de sair para voltar”, conta uma das contempladas com o programa. 

 

A TÉCNICA

No encontro, houve a participação do Técnico Agrícola Agropecuária, Gabriel Martins de Sena, formado na Escola Família Agrícola Paulo Freire, do município de Acaiaca, onde o aprendizado é realizado com métodos agroecológicos, ou seja, sem o uso de química,  iniciativa que será aplicada ao PAFS para uma produção orgânica. 

 

O PROGRAMA

O Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) provém da Lei nº 3.429, de 19 de maio de 2021, e visa incentivar a produção de alimentos cultivados por hortas domésticas ou comunitárias. O principal objetivo é diminuir o efeito da pobreza, assegurar alimento para as famílias em vulnerabilidade e promover alimento saudável e sem agrotóxicos para o município de Mariana e região.

O programa pretende contemplar 100 famílias residentes dos distritos de Mariana que estejam em situação de vulnerabilidade, mas que não recebem auxílio financeiro de outros programas sociais do município, com auxílio financeiro e insumos para plantio durante 12 meses.

Foto: Daisy Silva

--

Voltar

Confira também: