Alunos da educação infantil de Barra Longa recebem imóvel reformado pela Fundação Renova


25/10/2017 às 08h49

Desde a semana passada, cerca de 80 crianças da Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna, voltaram a estudar no prédio localizado na Praça Manoel Lino Mol, 203, Centro de Barra Longa (MG). O imóvel, atingido por rejeitos da barragem de Fundão, em novembro de 2015, foi totalmente reformado para atender os alunos da educação infantil. Desde o rompimento da barragem, a escola funcionou em uma estrutura temporária, adaptada e mantida pela Renova. A cerimônia de entrega foi realizada na sexta-feira, 20 de outubro, durante a Festa da Família.

 

A reforma da escola José de Vasconcelos Lanna seguiu as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e o projeto foi concebido em parceria entre a Renova, Departamento Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, diretores e professores.

 

“Hoje passamos por um recomeço. A escola recebeu intervenções importantes de infraestrutura e acessibilidade. Há uma satisfação não somente da Secretaria Municipal de Educação, mas de toda a comunidade escolar, principalmente dos professores. É o espaço feito com carinho para as crianças, totalmente readequado seguindo os parâmetros que o MEC determina para a educação infantil”, explica a chefe do Departamento Municipal de Educação de Barra Longa, Junia Célia Carolino.

 

O espaço está dividido em quatro salas de aula para alunos, de 3 a 5 anos. A escola foi readaptada com construção de cozinha, refeitório, bebedouros, parquinho, rampas de acesso e banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O Telecentro municipal que existia no local, está reequipado e entregue à comunidade.

 

Para a Fundação Renova, a retomada das atividades da escola no seu antigo imóvel representa um marco no resgate do ambiente social, cultural e educacional. “A escola é devolvida ao seu local de origem, com acessibilidade e toda adaptada, proporcionando às crianças acesso a uma infraestrutura adequada e aos professores equipamentos de qualidade para desenvolver as atividades”, explicou a Shymena Guedes, líder das ações de Educação e Cultura da Renova.

 

A cerimônia de reinauguração, contou com a presença de pais, alunos e da comunidade de Barra Longa. Os alunos e professores decoraram a escola para apresenta-la para a comunidade, houve apresentação teatral dos alunos e de artistas locais. Para Douglas Nicomedes, a expectativa de retorno da filha, Emanuelle Nicomedes, à antiga escola era grande. “Aqui é bem mais perto de casa. Com isso, a minha esposa pode deixá-la na escolinha e seguir para o trabalho”, disse.

 

A localização da escola municipal na área central facilita o deslocamento de pais e crianças. Entre as crianças que retornaram às aulas na escola reformada está o pequeno Kaio Carneiro. Ele ficou satisfeito com a mudança. Ao lado da sua mãe, Kênia Aparecida Ferreira Carneiro, eles foram conferir de perto as adaptações feitas no antigo prédio. “As crianças estão mais felizes. O meu filho gostou bastante”, disse Kênia.

 

 


Voltar

Confira também: