Kalil renuncia à Prefeitura de BH para disputar Governo de Minas


26/03/2022 às 09h59

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nesta sexta-feira (25), data em que completa 63 anos, sua renúncia à Prefeitura da capital para disputar o Governo de Minas Gerais nas eleições deste ano. O comunicado foi feito durante a manhã, na Prefeitura, depois de reunião de despedida com secretários municipais. Kalil terá como seu principal rival na briga pelo Palácio Tiradentes o governador Romeu Zema (Novo), que busca a reeleição.

O prazo para desincompatibilização de chefes do poder Executivo que vão disputar as eleições de outubro termina no próximo sábado (2). No lugar de Kalil na Prefeitura assume o vice, Fuad Noman (PSD). A posse deverá ocorrer na segunda-feira (28), na Câmara Municipal.

O prefeito deixa o cargo e vai se concentrar no fechamento de sua chapa para a briga pelo Palácio Tiradentes, negociação que tem relação direta com a disputa presidencial.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu o prefeito de Belo Horizonte como seu candidato em Minas, garantindo palanque como candidato ao Palácio do Planalto no estado, o segundo maior colégio eleitoral do país.

A aliança, no entanto, ainda não foi completamente fechada. O PT quer ficar com a vaga para disputa pelo Senado, com o deputado Reginaldo Lopes. O PSD de Kalil, no entanto, também quer a posição na chapa, com o senador Alexandre Silveira (PSD), na busca de sua reeleição.

Alexandre Kalil é ex-cartola. Foi presidente do Atlético de 2008 a 2014. Em 2016 se candidatou a prefeito de Belo Horizonte pelo PHS. Foi eleito em segundo turno batendo o deputado estadual João Leite (PSDB) à época apoiado pelo ex-cacique político de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), ex-governador do estado, hoje deputado federal.

Depois de migrar para o PSD, Kalil disputou a reeleição em 2020 e venceu em primeiro turno.

[Folhapress c/ redação - foto arquivo]


Voltar

Confira também: