A Polícia Civil abriu investigação para apurar casos de criminosos que estão criando sites falsos em nome do Departamento Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O objetivo da quadrilha é roubar dados de vítimas.
O alerta foi feito pela instituição nesta sexta-feira (18).
De acordo com a polícia, as denúncias mais recentes apontam as páginas que as páginas “consultadetran.com”, “consultaprontuariomg.com” e “centralcnh.com” clonaram o conteúdo e aparência do portal oficial do órgão de trânsito.
"As informações sobre todos os serviços relacionados com veículos, infrações e habilitação, assim como suas respectivas taxas, estão disponíveis no site oficial do Detran-MG: www.detran.mg.gov.br. Em caso de dúvidas, o cidadão ainda pode entrar em contato por meio do telefone 155 ou através do “Fale conosco”, disponível na aba “Atendimento” do portal", destacou a assessoria da instituição.
Ainda conforme a Polícia Civil, o cidadão deve conferir se está acessando o endereço correto.
"Todos os sites governamentais têm domínio “.gov.br”, que é uma garantia da confiabilidade para navegação. Outra orientação é não enviar dados por meio de aplicativos de mensagens ou realizar pagamentos por meio de transferências bancárias", explicou a instituição.
A polícia também trabalha para que os sites sejam retirados do ar.