Postes e fibra óptica serão mantidos no Centro Histórico de Mariana


08/09/2021 às 20h44

Na última semana, a Prefeitura de Mariana informou que as obras de cabeamento subterrâneo na cidade foram retomadas, de modo que, nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10), de 9h às 11h, seria retirada a rede aérea e a instalação dos lampiões no Centro Histórico. A medida tem o objetivo de valorizar o conjunto arquitetônico da cidade, entretanto, a retirada dos postes iria causar problemas no fornecimento de internet do município. Desse modo, o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, anunciou que serão retiradas apenas a fiação elétrica, sendo mantido os postes e as redes de fibra óptica.

Por meio de um vídeo, Juliano explicou que a decisão de manter os postes com o fornecimento de internet foi tomada devido ao momento de pandemia. “Nós entendemos que nesse momento de pandemia tanto as empresas quanto os moradores dependem do serviço de fibra óptica. Ninguém será prejudicado, frisamos que o poste e a fibra continuará, iremos retirar somente os cabos de energia elétrica”, informou Juliano.

Com a retirada dos postes o fornecimento de internet seria prejudicado pois a maioria das empresas que distribuem internet em Mariana possuem um contrato com a CEMIG de uso mútuo da utilização dos postes para distribuição de energia. A única empresa que tem tubulações subterrâneas é a Oi, porém, ela possui limitação quanto ao número de usuários e também uma velocidade limitada a 20 megabytes por segundo, considerada baixa. Sobre essa situação, o prefeito esclareceu que neste período a Prefeitura irá iniciar uma negociação com a Oi e com a CEMIG, para que os atuais provedores do município possam negociar e sejam autorizados a passar suas fibras óticas pelas mesmas tubulações. 

Ruas afetadas

A Prefeitura de Mariana informou quais ruas passarão pela manutenção, sendo elas: rua Antônio Pacheco (até esquina com a travessa Professor Lauro de Moraes), rua Dom Silvério, rua Capitão Joaquim Gomes Araújo, Rua das Mercês, rua Vila Rica, rua Barão de Camargos, rua Cônego Rego, rua do Seminário, rua Silva Jardim, rua João Pinheiro, rua Dom Viçoso, rua Salomão Ibrahim da Silva, rua Cônego Armando (até a gráfica Dom Viçoso), rua Cid Couto Pereira e Travessa Salomão Ibrahim da Silva.

Segundo a prefeitura, durante o período de manutenção, poderá ocorrer instabilidade na energia elétrica. Além disso, as ruas serão isoladas e a Guarda Civil Municipal estará presente para orientações e apoio aos motoristas e pedestres.

Por Karina Peres


Voltar

Confira também: