Agosto Lilás: a GM de Mariana lança Programa Patrulha Maria da Penha como medida de enfrentamento à violência contra a mulher


26/08/2021 às 18h20

Neste Agosto Lilás, a divulgação do Programa Patrulha Maria da Penha é mais uma medida de enfrentamento à violência contra a mulher, que consiste no atendimento pela Guarda Municipal de Mariana nos casos de violência doméstica, através das chamadas ações de segurança preventiva e Botão do Pânico.

A equipe atua mediante a disponibilização de um sistema informatizado denominado Skybox, integrado ao dispositivo de segurança preventiva – DSP – Botão do Pânico e de equipes devidamente treinadas da Guarda Civil Municipal de Mariana para realizar patrulhamento e visitas tranquilizadoras para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O Programa cria uma rede de proteção interligando segurança pública e assistência social de forma a oferecer mais cuidado às mulheres inseridas e cadastradas nele. A Guarda Civil Municipal de Mariana, juntamente com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, está cadastrando as mulheres em situação de violência para repasse ao Botão do Pânico e acompanhamento do Programa Patrulha Maria da Penha.

Além dessas medidas protetivas, o dispositivo permite a captação, transmissão e gravação do áudio ambiente e localização dos acionamentos por meio de tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global), fiscalizando o cumprimento das medidas de urgência, buscando, assim, fornecer uma ferramenta eficiente para o chamado da equipe de socorro, diminuindo o tempo de resposta/chegada ao local de acionamento do equipamento.

O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é uma demanda importante no que diz respeito a condições mais dignas e justas para as mulheres. A mulher possui o direito de não sofrer agressões no espaço público ou privado, a ser respeitada em suas especificidades e a ter garantia de acesso aos  serviços da rede de enfrentamento à violência de gênero, quando passar por situações que caracterizam violência, conforme art. 7º da Lei Nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. A Prefeitura de Mariana se preocupa com esta causa. Para mais informações, ligue diretamente no CREAS, no número 3557-2913, ou na Guarda Civil Municipal, no número 153.


Voltar

Confira também: