Prefeitura de Mariana institui serviço de equoterapia na cidade


28/07/2021 às 20h12

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação de equoterapia Pequeno Artur, instituiu o serviço municipal de equoterapia na rede de saúde do município. O serviço é um método de reabilitação de pacientes, que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

Os atendimentos em equoterapia serão iniciados com um grupo piloto, com demandas heterogêneas e quadros que respondem bem a ação, atendendo pacientes por exemplo, com paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down.  Através do grupo, toda a equipe estará se preparando para a livre demanda.

O espaço que será utilizado para a reabilitação dos pacientes ainda precisa passar por uma estruturação física, como cobertura, construção de rampas de acesso, banheiros, entre outras intervenções para melhor receber os beneficiários do projeto.

Ressaltamos que, o atendimento será condicionado a um parecer favorável de uma avaliação médica, psicológica e fisioterápica do paciente.  Os encaminhamentos serão direcionados pelo serviço de fisioterapia do município.

Para Alessandra Borges, mãe dos gêmeos, Felipe e Alan, a atividade será de grande importância para os filhos que nasceram com paralisia cerebral. “É um avanço de um tamanho imensurável para nossa cidade. Estou muito feliz pelos meus filhos, e também, por todas as pessoas que terão oportunidade de usufruir de uma terapia capaz de proporcionar grande evolução”, comemorou.

Foto: Regiane Barbosa


Voltar

Confira também: