A Câmara Municipal de Mariana realizou solenidade de outorga do Diploma de Honra ao Mérito "Quartel de Dragões da Villa de Nossa Senhora do Carmo” - 11ª Edição - a 11 Policiais e dois Bombeiros Militares de Minas Gerais, pelo trabalho de destaque a nível estadual, regional e municipal, na noite da quinta-feira, dia 24 de junho/2021, em sessão solene remota, devido à pandemia da Covid-19. A transmissão foi realizada por meio de videoconferência pelo site e fanpage da Câmara, e o evento, que foi conduzido pelo Presidente da Câmara, Vereador Ronaldo Alves Bento, contou com o apoio do 52° Batalhão de Polícia Militar (52º BPM). Nesta edição, receberam os diplomas os homenageados de 2020 e 2021, uma vez que, no ano passado o evento também não pôde ser realizado, devido à pandemia.
O Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, e o Chefe do Estado-Maior da PMMG, Coronel PM Eduardo Felisberto Alves, receberam o Diploma como homenageados especiais em âmbito estadual de 2021. O Coronel PM Eduardo agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da iniciativa do Legislativo marianense para a história da Polícia mineira.
Também foram condecorados, pelo ano de 2020: em âmbito estadual, o Coronel PM Gilmar Luciano Santos (Diretor de Comunicação Organizacional da PMMG), que não pôde participar, por motivos de saúde na família; em âmbito regional, a Major PM Débora Santos Perpétuo (Comandante da 15ª Cia do 49º BPM); em âmbito municipal, o Cabo PM André de Jesus Rodrigues (Policial da 239ª Cia PM do 52° Batalhão); e com homenagem especial o 1º Sargento PM QPR Valdecir Geraldo do Nascimento (Comandante do 3° Grupamento do 1º Pelotão da 1ª Cia PM do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente), a Soldado PM Maraísa Regina Gonçalves Herculano (Policial da 239ª Cia PM do 52° BPM) e o 2º Tenente BM QOR Roberto Luciano Pinheiro de Oliveira, o qual era Subtenente quando da indicação à homenagem.
Já pelo ano de 2021, além do Comandante Geral e do Chefe do Estado-Maior da PMMG, foram homenageados: em âmbito estadual, o Coronel PM Osvaldo de Souza Marques (Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil); em âmbito regional, o Coronel PM Jarson Sebastian Hansen Ferreira (Comandante da 3ª Região da Polícia Militar, da qual faz parte o 52º Batalhão); em âmbito municipal, o 2º Tenente PM Thiago Henrique Mota (Comandante do 1° Pelotão da 239ª Cia PM do 52° Batalhão); e com homenagem especial em âmbito municipal, o Cabo PM QPR Luiz Antônio da Silva e o 3º Sargento BM Lúcio Antônio de Paula.
História
A outorga do Diploma de Honra ao Mérito "Quartel de Dragões da Villa de Nossa Senhora do Carmo” foi criada por meio da Lei Municipal nº 2.311/2009, e expressa o reconhecimento do Legislativo de Mariana para com o trabalho desenvolvido pelos Policiais e Bombeiros Militares da cidade, da região e do estado. O título da honraria é um resgate histórico ao período colonial, quando em 1719, a Villa de Nossa Senhora do Carmo, atual cidade de Mariana, ganhou duas Companhias de Dragões, também conhecidos como Dragões do Conde de Assumar. O Quartel de Dragões da Villa de Nossa Senhora do Carmo foi o primeiro Quartel da Capitania de Minas Gerais e localizava-se na atual Praça Minas Gerais, para abrigar as referidas Companhias, funcionando como espécie de Polícia Militar Montada.
O termo dragão surgiu no século XVI para se referir a soldados que combatiam a pé e se deslocavam a cavalo. A origem também é atribuída aos supostos dragões contidos nos estandartes das tropas do conde de Brissac, na França, ou a uma espécie de arma curta ou carabina usada pelas mesmas. Também pode ter sido originado do fato de um soldado de infantaria a galope, com a sua casaca solta ao vento e o fogo saindo da arma, se parecer com um dragão.
Neste ano, no dia 9 de junho, a PMMG completou 246 anos. Já o 52º Batalhão de Polícia Militar, o "Sentinela da Região dos Inconfidentes” irá completar 11 anos de instalação no próximo 29 de novembro.
Crédito das fotos: Câmara de Mariana/DCO-PMMG