Com o risco iminente de um novo racionamento, diante da pior seca dos últimos 90 anos e com risco de esvaziamento das hidrelétricas, economizar energia tornou-se fundamental não só para evitar um possível apagão, como para previnir contar caríssimas no fim do mês – em 2 de junho, a Aneel impôs a bandeira vermelha.
Para isso, o jornal O TEMPO conversou com especialistas e listou os aparelhos considerados vilões da conta de luz, além de dicas inusitadas que podem ser aplicadas no dia a dia para frear os altos preços nas contas de energia. Confira:
CHUVEIRO
Pode representar até 30% da conta de luz. Por isso, substitua os chuveiros tradicionais por chuveiros com controle eletrônico. Eles permitem uma economia de até 90%. Mas se você tiver um chuveiro tradicional, nos dias quentes, coloque-o na posição verão. Assim, o consumo será 30% menor.
Regule a intensidade de refrigeração de acordo com o volume de alimentos guardados e de acordo com o período do ano. Evite também utilizar a parte de trás para secar panos e roupas. Outra dica é não guardar alimentos ou líquidos quentes, isso faz com que o equipamento precise utilizar mais energia para manter a temperatura. E não se esqueça: verifique sempre o estado da borracha de vedação e não encoste a geladeira na parede.
Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para o final, pois você poderá desligar o equipamento e realizar a tarefa aproveitando o calor do ferro. O mesmo vale para a máquina de lavar, deixe acumular o máximo de peças possíveis para utilizar a maquina uma única vez na semana, evitando também o uso da função com água aquecida.
É um dos aparelhos que mais consomem energia, dependendo do modelo consome mais que o ferro a vapor. Por isso, prefira aquecer comidas e bebidas no fogão.
Consome, em média, 30 kWh/mês se for ligado por uma hora todos os dias. A sugestão é não deixar a cafeteira ligada apenas para manter a bebida aquecida. Transfira para uma garrafa térmica e economize.
alguns modelos consomen mais energia que uma geladeira de duas portas frost-free. A estimativa é que o aparelho gaste mensalmente 68,55 kWh de energia, enquanto modelos a gás consomem 2,40 kWh.
Fonte: O Tempo