Conta de luz caríssima? Veja dicas inusitadas para poupar energia e economizar


Cafeteira e cooktop, por exemplo, podem se tornar verdadeiros vilões quando usados inadequadamente

24/06/2021 às 16h12

Com o risco iminente de um novo racionamento, diante da pior seca dos últimos 90 anos e com risco de esvaziamento das hidrelétricas, economizar energia tornou-se fundamental não só para evitar um possível apagão, como para previnir contar caríssimas no fim do mês – em 2 de junho, a Aneel impôs a bandeira vermelha.


Para isso, o jornal O TEMPO conversou com especialistas e listou os aparelhos considerados vilões da conta de luz, além de dicas inusitadas que podem ser aplicadas no dia a dia para frear os altos preços nas contas de energia. Confira:
 

CHUVEIRO

Pode representar até 30% da conta de luz. Por isso, substitua os chuveiros tradicionais por chuveiros com controle eletrônico. Eles permitem uma economia de até 90%. Mas se você tiver um chuveiro tradicional, nos dias quentes, coloque-o na posição verão. Assim, o consumo será 30% menor.

GELADEIRA

Regule a intensidade de refrigeração de acordo com o volume de alimentos guardados e de acordo com o período do ano. Evite também utilizar a parte de trás para secar panos e roupas. Outra dica é não guardar alimentos ou líquidos quentes, isso faz com que o equipamento precise utilizar mais energia para manter a temperatura. E não se esqueça: verifique sempre o estado da borracha de vedação e não encoste a geladeira na parede.  

FERRO DE PASSAR ROUPA

Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para o final, pois você poderá desligar o equipamento e realizar a tarefa aproveitando o calor do ferro. O mesmo vale para a máquina de lavar, deixe acumular o máximo de peças possíveis para utilizar a maquina uma única vez na semana, evitando também o uso da função com água aquecida.

MICRO-ONDAS

É um dos aparelhos que mais consomem energia, dependendo do modelo consome mais que o ferro a vapor. Por isso, prefira aquecer comidas e bebidas no fogão. 

CAFETEIRA

Consome, em média, 30 kWh/mês se for ligado por uma hora todos os dias. A sugestão é não deixar a cafeteira ligada apenas para manter a bebida aquecida. Transfira para uma garrafa térmica e economize.

COOKTOP

alguns modelos consomen mais energia que uma geladeira de duas portas frost-free. A estimativa é que o aparelho gaste mensalmente 68,55 kWh de energia, enquanto modelos a gás consomem 2,40 kWh.

DICAS PRÁTICAS

  • Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso. A eletricidade consumida pelos aparelhos eletrônico em stand-by pode representar até 15% de seu consumo funcionando.
  • Ao desligar a TV, é importante tirar da tomada também os demais equipamentos que estão conectados a ela. Os receptores de TV por assinatura, por exemplo, são um dos maiores vilões do desperdício. 
  • Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Paredes de cores claras também ajudam.
  • Instale sensores de luz. Os sensores de luz permitem que as luzes se apaguem automaticamente quando não há ninguém no ambiente. Esse é um investimento que vale a pena e contribui muito para a economia de energia, especialmente para áreas de passagem, escadas e corredores.
  • Sempre que for possível, utilize aparelhos elétricos fora do intervalo das 17h30 às 21h, quando o consumo costuma ser maior, aumentando a possibilidade de uso de bandeira vermelha. 
  • Tenha aparelhos elétricos eficientes: eletrodomésticos antigos costumam ser menos eficientes, então, se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar na economia de energia e na redução das contas. 

ECONOMIZE TAMBÉM NO HOME OFFICE

  • Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora e mesmo que se ausentar por alguns instantes o monitor também deve ser desligado. O mesmo vale para a impressora e caixas de som que devem ficar desligados quando não estiverem sendo utilizados. 
  • Laptops costumam ser mais econômicos que os computadores tradicionais. 
  • Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. 

Fonte: O Tempo


Voltar

Confira também: