O Centro Indenização Mediada (CIM) de Mariana mudou de endereço e agora está instalado na rua Pavão, 22, no bairro Dandara. Quando for possível fazer atendimentos presenciais, eles acontecerão no novo local. A antiga sede do CIM, na avenida Manoel Leandro Corrêa, no Centro, foi desativada.
O atendimento presencial continua suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19. O trabalho do CIM está sendo realizado de forma remota, por meio de ferramentas que possibilitam a comunicação a distância, que garante a continuidade do serviço aos atingidos na Fase de Negociação Extrajudicial (FNE) e a preservação da saúde de todos.
Assim como a própria participação na FNE, a utilização do modelo de atendimento remoto é voluntária e gratuita. Caso o atingido não queira ser atendido por meio do serviço remoto, pode optar por aguardar o atendimento presencial. Ainda não há previsão de retomada desse formato.
Atualmente, estão sendo atendidas remotamente as pessoas cadastradas com dossiê da Assessoria Técnica Cáritas liberado para a Fundação Renova e as que possuem ação judicial com pedido de indenização.
De outubro de 2018 até abril de 2021, 1.325 famílias foram cadastradas e cerca de R$ 243,5 milhões foram destinados para o pagamento de indenizações no município.
Atendimento remoto
O atendimento remoto acontece da seguinte forma: primeiro, a equipe de mediação faz contato por telefone para agendamento da reunião, que pode ser realizada por videoconferência ou ligação telefônica. O envio de documentação ocorre pelo e-mail fne.mariana@
O atingido pode decidir se quer ou não ser acompanhado por advogado, defensor público, pela Assessoria Técnica Cáritas ou pessoa de sua confiança. Em caso de dúvidas, deve ligar para o telefone (31) 99542-5299 do CIM ou, ainda, para os Canais de Relacionamento da Fundação, pelo telefone 0800 031 2303. O atingido também pode procurar o analista de Diálogo que acompanha a sua família.