Marianenses decidirão a cor do coreto da praça Gomes Freire em votação on-line


Votação começou no dia 15 e ficará disponível até 22 de outubro no site do Conselho Municipal de Patrimônio

19/10/2020 às 14h17

Atendendo às recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat), os marianenses poderão escolher a cor do coreto da Praça Gomes Freire por meio de votação on-line. As duas opções de cores são: rosa com branco ou branco com azul.

A votação, que teve início no dia 15 de outubro, ficará disponível até o meio-dia do dia 22 de outubro, no site do Compat. A divulgação do resultado será feita ao término da votação.

A consulta pública acontece após a conclusão da pesquisa histórica que investigou as cores do coreto ao longo dos anos, considerando critérios técnicos e estéticos relacionados à sua reconstrução em 1937. A participação popular nas decisões da requalificação da praça é prioridade desde a concepção do projeto em consultas públicas, audiências e visitas.

Conhecida como praça do Jardim, o local é ponto de encontro dos marianenses e visitantes e teve seu projeto de requalificação aprovado no fim de 2019. A obra de requalificação é uma iniciativa da Prefeitura de Mariana e conduzida pela Fundação Renova. As intervenções contemplam melhorias de inclusão e acessibilidade, iluminação, paisagismo e mobiliário, além da preservação dos lagos e da ponte, considerando os aspectos históricos da praça do fim do século 19.

As obras na praça começaram em março de 2020, foram paralisadas devido à pandemia e retomadas em junho deste ano. Para as atividades, estão sendo consideradas medidas de saúde e segurança adotadas pela Fundação Renova, em acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades médicas e sanitárias.

Mais informações sobre a reparação executada até aqui podem ser acessadas em: https://www.fundacaorenova.org/cincoanos/.


Voltar

Confira também: