Mariana lidera mais uma vez o ranking do ICMS Cultural


13/08/2020 às 09h37

 

Somando 66 pontos, Mariana, uma das cidades que mais cuida, preserva e investe em patrimônio histórico e cultural, garante mais uma vez o primeiro lugar no ranking do ICMS Cultural, em meio a 853 municípios, conforme foi divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Minas Gerais.

A expectativa é de que o primeiro lugar renda em torno de R$ 1,2 milhões para serem investidos nas políticas públicas de preservação do patrimônio histórico cultural em 2021.

É a décima vez consecutiva que o município lidera o ranking. Desde que foi lançado, há 25 anos, o programa, que premia cidades que investem em seu patrimônio histórico, Mariana esteve no pódio por 13 vezes. Com os recursos conquistados, o Município tem investido, por deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, na restauração de importantes monumentos arquitetônicos e artísticos, bem como na preservação do patrimônio imaterial. Exemplos destas ações podem ser percebidas na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Brumado, no Zé Pereira da Chácara, na Folhinha de Mariana, no Casarão de Furquim, dentre outros.

Para o prefeito Duarte Júnior, a pontuação alcançada por Mariana evidencia o trabalho sério feito pela atual administração. “Ao longo deste mandato, apoiamos integralmente as ações do nosso Conselho Municipal e não deixamos de zelar pelo nosso patrimônio. Estamos à frente de mais de 800 municípios mineiros e permaneceremos assim, investindo e resguardando a nossa história com compromisso e responsabilidade”, comenta.

SOBRE - A Lei de ICMS Cultural é um incentivo para que os municípios adotem ações para proteção e preservação do patrimônio histórico e cultural. Com a implantação, em 1996, do ICMS  Cultural, iniciativa pioneira e única no país, o Iepha-MG elabora e analisa os critérios para o repasse dos recursos aos municípios mineiros para que, juntos, estabeleçam e implantem uma política de preservação do patrimônio cultural adequada a preservação das características de cada comunidade. 

Acesse www.iepha.mg.gov.br e confira a lista completa. 


Voltar

Confira também: