Coronavírus: prefeitura de Mariana vai testar trabalhadores do comércio da cidade a partir da próxima semana


Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade tem 136 casos confirmados e seis mortes.

29/05/2020 às 08h12

A prefeitura de Mariana, Região Central do estado, anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), que todos os trabalhadores do comércio da cidade serão testados para Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (01).

Cerca de 120 micro e pequenas empresas da cidade terão seus funcionários testados já na primeira etapa de exames. Segundo a prefeitura, os testes foram adquiridos com recursos do próprio município e que o governo "não tem auxiliado nesta etapa da testagem".

"Entendemos que quando testamos, temos a chance de tirar a pessoa contaminada do convívio social. O que diminui o risco de contaminação em massa", afirmou o prefeito da cidade, Duarte Junior (PPS).

O comércio voltou a funcionar de forma gradual nesta quarta-feira (27) e, segundo o prefeito, essas 120 empresas já puderam voltar aos trabalhos, pois apresentaram um plano de reabertura, no qual se comprometiam em cumprir as recomendações do Ministério da Saúde.

"A empresa precisa apresentar um plano que tenham regras que garantam a segurança de clientes e funcionários. Os donos das empresas terão que exigir o distanciamento social, o uso de máscara, a utilização de álcool em gel, entre outras exigências".

 

Casos de coronavírus na cidade

 

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira (28), Mariana tem 136 casos da doenças confirmados e 6 óbitos.

 

O prefeito Duarte Junior afirmou que quanto mais testes ele fizer, mais casos vão surgir.

"Já testamos mais de 2 mil pessoas. Sabemos que quanto mais testes, mais contaminados vamos encontrar. Isso pode ajudar a cidade a saber a realidade do município e saber quais ações tomar".

A prefeitura informou ainda que os leitos de UTI estão abaixo da capacidade e que o hospital de campanha ainda não foi utilizado.

Por Dannyellen Paiva, G1 Minas 


Voltar

Confira também: