Prefeitura inaugura exposição sobre a romancista Nísia Floresta, na Casa do Professor


10/03/2020 às 15h06

Para celebrar o Mês da Mulher, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, preparou uma programação especial na Casa do Professor Presidente Pedro Aleixo. A abertura das atividades aconteceu na noite desta segunda-feira (9), com a exposição literária “Nísia Floresta: Uma Mulher à Frente de seu Tempo”.  Na oportunidade, a Professora Doutora Mônica Gama (ICHS-UFOP), a convite do município, ministrou uma palestra sobre a “Realidade e cotidiano na Literatura e na Educação”.     

“Agradeço à Prefeitura pelo entusiasmo em ter acolhido essa ideia. Nísia foi uma mulher que lá no século XIX já fazia questionamentos de como o Estado deveria se comportar. A primeira feminista no Brasil, a primeira romancista, uma mulher à frente de seu tempo. Nísia foi pioneira e muito preocupada com a equidade”, ressaltou Mônica.

A exposição faz parte do projeto de incentivo à leitura da Biblioteca Luiz de Besse, de Belo Horizonte. Com painéis que contextualizam a importância de Nísia Floresta tanto para literatura quanto para o universo da educação, a mostra pode ser vista de segunda a sexta, de 8h às 17h, na Casa do Professor.  

Para a secretária de Educação, Aline Oliveira, a programação especial dedicada ao Mês da Mulher reforça o compromisso da gestão com o ensino no município. “É com projetos como esse que a Casa do Professor vai consolidando o seu objetivo em ser um espaço para formação continuada dos profissionais da educação”, disse.

Complementando a programação, a Secretaria promoverá a partir da próxima quinta-feira (12), rodas de conversas semanais, sempre às quintas-feiras, de 18h às 20h, com o tema “Sensibilidade e Aspectos de Direitos da Mulher”.

A Casa do Professor fica localizada na Rua Direita, 91, Centro.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: