Carnaval Mariana 2020 chega ao final alegrando os foliões


26/02/2020 às 17h13

 

Nesta terça-feira (25), a folia teve seu quinto dia na cidade de Mariana. Nem mesmo a chuva que caiu foi capaz de atrapalhar o último dia do Carnaval Mariana 2020 “Alegria, Alegria. As Gerais começaram aqui”. A programação contou com muitas atrações para crianças, jovens e idosos e fechou com chave de ouro os momentos de folia.

Um dos destaques do dia foi a cantora Yasmin Melo, que arrastou uma multidão de crianças até o corredor cultural. Segundo a professora Vera Sales, que estava acompanhada de seus dois filhos, o Carnaval Mariana 2020 está com uma programação bem diversificada. “Os shows voltados para as crianças estão sendo muito elogiados. O carnaval de Mariana é bem família, eu sou daqui e sempre indico para todo mundo”.     

Como de costume, o desfile do Zé Pereira da Chácara, acompanhado pela Charanga Oi’to Tonto, e o Bloco do Palhaço Furreca levaram para a rua pessoas de todas as idades, mostrando como a cultura de marianense é realmente passada entre a família. A professora de ensino fundamental, Maria Alice Walver, era uma dessas pessoas presentes ao desfile. Segundo ela, o Carnaval de Mariana é diferente. “[O Carnaval] resgata nossa cultura, eu sempre acompanho, é sempre com muita alegria, muita fantasia. Mesmo com essa chuva está muito animado”, afirmou a professora.

Mas não foram somente os artistas que deram show. A segurança, realizada em conjunto pela Guarda Municipal de Mariana e a Polícia Militar de Minas Gerais, o comércio aquecido fazendo a economia girar e a limpeza da cidade foram três pontos bastante lembrados pelas pessoas que curtiram as festividades e também pela organização do evento.  

SEGURANÇA - Segundo a Capitã da Polícia Militar de Mariana, Marta Guido, mais de 60 policiais militares trabalharam por dia em conjunto com todo o efetivo da Guarda Municipal, não havendo nenhum registro de crime mais grave durante os dias de festa. “Finalizamos a festa com muita tranquilidade, foram dias muito calmos. Considero que foi um carnaval bem família, com diversão e harmonia”.

COMÉRCIO - A Prefeitura de Mariana cadastrou diversos ambulantes que tinham o interesse de trabalhar no carnaval, fazendo com que todo o processo ocorresse de forma segura e organizada. Segundo Wanderli Guedes, mais conhecido como Lagartixa, a renda extra vai ajudar muito. “O Carnaval foi bom, a Prefeitura deu preferência para os trabalhadores de Mariana e isso faz com que o dinheiro fique na cidade, gire a economia e nos ajude”.   

LIMPEZA - Segundo a subsecretária de Saneamento Básico do município, Denise Almeida, mais de 100 profissionais de limpeza trabalharam nos cinco dias de carnaval. "Para garantir higienização e o bom odor das vias públicas, foram contratados profissionais para retirar objetos como garrafas e copos durante todos os dias, além da limpeza realizada a partir das 4h da manhã, na qual as ruas foram varridas e lavadas com caminhões pipas", descreve Denise.

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA

--

Voltar

Confira também: