Audiência Pública discute propostas para o Plano Diretor


13/02/2020 às 10h13

 

Na noite desta terça-feira (11), no Centro de Convenções, foi realizada a Audiência Pública para revisão e apresentação do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade para o município de Mariana. O evento contou com a presença de representantes do poder público, legislativo, sociedade civil e também da ERG Engenharia LTDA, empresa responsável pela construção do plano na cidade.

Os trabalhos para a revisão e elaboração dos dois planos começaram em junho de 2019, com a Audiência Pública de abertura. No mês de agosto, foi instituído o Núcleo Gestor, instância coordenadora do processo participativo do projeto, através do Decreto Nº 9.808, de 9 de agosto de 2019. Além disso, foram realizadas oficinas de leitura comunitária, que aconteceram na sede e nos distritos e diversas reuniões com grupos compostos por representantes dos setores popular, técnico e empresarial, da comunidade e do poder público.

Durante o evento, o prefeito Duarte Júnior reforçou a importância do Plano Diretor para o município, garantindo que é um marco para Mariana. “Estamos aqui para discutir o futuro da nossa cidade em todas as áreas. Saneamento, transporte, segurança pública, essas são algumas das discussões dessa Audiência. É um encontro que vai contribuir para o presente e futuro de Mariana”, finalizou.

Segundo o secretário de Obras e Gestão Urbana, Fábio Vieira, o Plano Diretor é que vai definir o crescimento, o progresso e a evolução da cidade. “Mariana tem um plano que já está ultrapassado. Este novo vai proporcionar para o município um cadastro de primeira linha, que é parte do georreferenciamento que foi feito em toda cidade. Além disso, o cadastro vai possibilitar ações de combates às ocupações irregulares. Com isso, Mariana vai crescer de forma ordenada, atendendo todas as condições necessárias para a infraestrutura urbana", disse.

A revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Mobilidade são uma realização da Prefeitura de Mariana, com execução da ERG Engenharia e apoio da Fundação Renova. 

FOTO: LARISSA GONÇALVES l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: