Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga/AMAPI, comemorou 35 anos


18/12/2019 às 11h11

Em noite solene, no último dia 6 de dezembro, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga/AMAPI, comemorou 35 anos de atos e ações dedicadas ao associativismo, ao empreendedorismo e às conquistas municipalistas. Para marcar a data, dezenas de autoridades políticas, jurídicas e empresarias foram homenageadas. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da AMAPI, Duarte Júnior/Prefeito de Mariana que, durante o discurso de abertura, ressaltou o trabalho de todos os prefeitos e presidentes que por aqui passaram durante as três décadas.

“Hoje, pode-se igualmente afirmar, muitas e grandiosas conquistas! A persistência e a boa fé, associadas à vontade de fazer o melhor, resultaram em relevantes benefícios para a Microrregião do Vale do Piranga. E aqui é necessário que se reconheça e se renda homenagem aos Prefeitos que em 1984, tiveram o discernimento de se unirem em defesa do crescimento da região como um todo, entendendo que quando a região cresce os municípios no entorno também caminham na mesma direção. Uma união que não se restringiu tão somente a uma nova força política, mas que além disso, mudou a forma de pensar, de agir e de fazer o bem comum durável acontecer”, ressaltou Duarte Júnior durante o discurso de abertura.

A história da AMAPI nasceu em 1984. A ideia, dos fundadores, era unir forças para aumentar o poder de reivindicação dos municípios da região junto aos governos Estadual e Federal. A Associação abrange 26 municípios, dos quais 12 são filiados, num púbico estimando de 320 mil habitantes. É, também, uma entidade civil de duração indeterminada, visando à integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem. “No longo e rico currículo de serviços prestados pela AMAPI aos Municípios associados, destaca-se as ações em defesa dos Municípios atingidos direta e indiretamente pela tragédia de 05 de novembro de 2015 e a criação do CIMVALPI que hoje, por sua força, presta serviços não só aos Municípios associados, mas a 44 Municípios, gerando economia, renda, agilidade e transparência nos vários campos de sua atuação”, destacou Duarte Júnior.

Impossível, hoje, falar em Vale do Piranga sem pensar, diretamente, na AMAPI. A referência, como instituição consolidada e fortalecida, faz com que prefeitos, secretários e agentes políticos da região procurem a Associação na busca por soluções. A maioria dos grandes projetos, regionais, contou com a participação e articulação da Associação, através dos presidentes e do secretário executivo, na pessoa do José Adalberto de Rezende, que está à frente da Associação há 18 anos.

FOTOS: IGOR BRASILEIRO 

Com informações de AMAPI

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: