Diga não ao abandono de animais!


18/12/2019 às 10h28

Essa época de final de ano costuma ser de muito trabalho e compromissos para todos nós, não é mesmo? Temos que nos preocupar com a conclusão de nossos trabalhos para que tudo esteja encaminhado no próximo ano, com a preparação para o Natal, réveillon, e os inúmeros compromissos que a época exige. Estamos também preocupados em deixar tudo pronto para o novo ano que chega, e só pensamos nas férias, e em arrumar as malas em busca de descanso e lazer.

Porém, quem sofre com isso, muitas vezes, são os nossos animais de estimação que carecem de atenção e cuidado. Infelizmente, muitos deles acabam sendo abandonados, porque seus tutores não se preocupam mais, ou alegam não ter tempo. O abandono cresce em torno de 30% nesta época de final de ano. Os tutores, preocupados em viajar, não têm com quem deixar seus animais, e crescem os abandonos nas ruas.

É importante lembrar que esse ato é crime. Temos, inclusive, leis federais e estaduais que amparam os animais diante de tal fato e, esse ano, foi sancionada a Lei Municipal nº 3.267, que dispõe justamente sobre isso, atestando que o infrator pode sofrer severas penalidades. Mas o pior de tudo, é o sofrimento causado ao animal. Com o abandono, o cão ou gato será exposto a vários riscos: de ser atropelado, por exemplo, porque nesta época do ano o índice de acidentes envolvendo animais é alto. O principal problema ainda continua sendo a falta de socorro e a falta de respeito dos motoristas com as leis de trânsito.

Além disso, o abandono propicia os maus tratos, a fome, a sede e a falta de atenção. Temos que ter em mente que os animais não são brinquedos para serem descartados quando passa a vontade de brincar, ou depois que deixam de serem filhotes, e crescem, dando mais trabalho e exigindo mais atenção.

Ter um animal de estimação exige responsabilidade!

O fato de viajar e ficar ausente por certo período deve ser levado em conta quando você pensa em ter um bichinho. Se você já tem essa previsão de se ausentar, pesquise com antecedência um local adequado para deixar seu cão. Amigos, familiares ou conhecidos são uma boa opção. Mas, se isso não for possível, há estabelecimentos habilitados para cuidar do seu animal enquanto estiver fora. Se mesmo assim estiver em dúvida, entre em contato conosco por meio da nossa página no Facebook que daremos várias dicas de locais legais de como e onde hospedar o seu animalzinho!

Incentivar a adoção dos muitos animais sem lar é uma ótima iniciativa, mas uma causa ainda maior é incentivar a não abandonar. Dessa forma, diminuem os cães e gatos nas ruas. Mas, caso presencie o abandono de algum animal, ligue para a Guarda Municipal (153) ou para a Guarda Ambiental (3558-6901) e denuncie! Lembre-se: abandonar não é uma opção, é crime! Todo animal merece uma guarda responsável e tratamento digno! Não há nada mais vergonhoso do que enganar quem acredita em você!

Foto: Divulgação 

ONG IDDA Mariana e Ouro Preto


Voltar

Confira também: