Primeira edição do Ébano Festival conta com músicas e debates

1ª edição do Ébano Festival

18/11/2019 às 14h02

Organizado pelo coletivo Ébano e com o apoio da Prefeitura de Mariana, o festival, que aconteceu neste sábado, foi tomado pelos costumes, danças e músicas de matriz africana. O objetivo desta primeira edição foi de mostrar e valorizar uma cultura pouco reconhecida e estigmatizada socialmente. 

A programação teve início às 13h com uma batalha de breaking e terminou às 22h com homenagens a importantes personalidades marianenses. Foram apresentadas diversas músicas pelos grupos Nicolinas, Coral Canarinhos de Santana e Samba Preto, que animaram e fizeram dançar os moradores presentes no festival. 

Para a presidente da Associação Quilombola, Thatiele Monic, o Ébano Festival é de extrema importância para a comunidade negra. “Historicamente fomos e ainda somos invisibilizados, principalmente em tempos de precarização. Então estar aqui hoje é reafirmar que sim, somos negros, estamos aqui e ocuparemos todos os espaços”, disse. 

O Festival ainda contou com a importante participação de Eliane Dias, advogada e produtora dos Racionais MC’s. Com o tema “Protagonismo Feminino no Movimento Negro”, Eliane falou, durante a palestra, sobre sua carreira profissional e as dificuldades que enfrentou, enquanto mulher negra, para ocupar os espaços que ocupa atualmente. 

A advogada e produtora também ressaltou a relevância de eventos como esse para a comunidade. “Estávamos cada um no seu canto lutando sozinhos, agora estamos aqui, lutando todos juntos para enfrentar esse monstro que é o racismo”, falou. O festival, que reforçou a importância da cultura africana no Brasil, contou com a participação de marianenses e de moradores de outros distritos.  

FOTO: YASMINE FEITAL l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: