Foi realizada na noite dessa segunda-feira (11), a audiência pública para apresentação e discussão do projeto de revitalização da Praça Gomes Freire, o “Jardim”, espaço importante da história de Mariana. Aproximadamente duzentas pessoas participaram da audiência e tiveram a oportunidade de conhecer as melhorias que serão realizadas, bem como de participar das decisões em conjunto com o poder público e a Fundação Renova. Essa ação é uma das medidas compensatórias previstas no TTAC.
O projeto foi apresentado pelo paisagista Marco Nieves, já com as modificações sugeridas pelos participantes na visita guiada, realizada no último dia 3 de novembro. Podemos destacar que foram excluídos os bancos contínuos, o palco fixo, foi aumentado os números de bancos e permanecerá a “ponte do suspiro”.
Essa revitalização será a oportunidade para trocar toda rede de esgoto e de água que atravessa o Jardim, resolvendo o problema que há anos atormenta os moradores da Rua Barão de Camargos.
No desenrolar da reunião, o prefeito Duarte colocou em votação o projeto que foi aprovado. Os participantes também decidiram qual seria a época mais oportuna para o inicio das obras; de imediato; depois dos trâmites legais ou após o carnaval – venceu o início imediato. O prazo de execução, segundo a Fundação Renova, será de aproximadamente 270 dias.
Para a advogada, Maria de Fátima Melo, o Jardim ficará lindo, mas é preciso atenção do Poder Público. “O Projeto ficou lindo e parabenizo a todos pela sua concepção. Porém, peço ao prefeito que o município mantenha o carinho e o cuidado pós restauro. Acredito que seja tão importante quanto a revitalização”, concluiu.
De acordo com o Prefeito de Mariana, Duarte Junior, uma boa gestão se faz abrindo espaço para a participação popular. “Teremos a mais bonita praça do Brasil, atraindo turistas e principalmente nossa gente marianense. “Isso mostra que estamos fazendo o melhor por Mariana, trilhando os caminhos ao encontro do que a população deseja”, disse Du.
A reunião contou com a presença do prefeito Duarte Júnior, vereadores, representantes da Fundação Renova, membros do COMPAT e técnicos responsáveis pela elaboração do projeto, além da comunidade interessada no assunto.
Foto:Pedro Ferreira