Associações de Mariana e região expõem trabalhos artísticos na Casa do Jardim


Programação conta com 12 instituições que se revezam mensalmente a fim de valorizar a cultura e talentos dos municípios

05/08/2019 às 10h34

Trabalhos artísticos criados por associações de Mariana e região estão em exposição na Casa do Jardim, localizada na praça central da cidade. A proposta da mostra, desenvolvida diretamente com os moradores, é valorizar a cultura e os talentos locais.

 

Doze associações se revezam mensalmente na exposição de trabalhos como bordados, artesanatos, artigos religiosos, além de artes tradicionais locais, como pedra-sabão e panela de pedra.

 

“É importante mostrar e comercializar os nossos produtos, pois é uma oportunidade de levar o nosso nome para outras comunidades. Após o rompimento da barragem de Fundão, o turismo e o comércio locais foram prejudicados. Iniciativas como essa contribuem para fazer com que nossa cidade volte a ser produtiva. A exposição na Casa do Jardim nos ajuda de forma significativa no dia a dia. É importante para o nosso desenvolvimento como profissionais”, diz Viviane Carneiro, associada da Feira de Artes e Ateliê de Mariana (FAM).

Considerada uma ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento dos grupos locais de Mariana, a exposição tem recebido dezenas de visitantes, diariamente. A comunidade tem participado das ações, como forma de manter o local sempre ativo e preparado para receber a população. Além de exposições, a Casa do Jardim oferece exibição de filmes, palestras, capacitações, exposições culturais e trabalhos educativos. A programação está disponível no local.

São parceiros da ação: Associação de Artesãos de Monsenhor Horta, Associação de Artes, Mãos e Flores de Antônio Pereira, Bordadeiras de Barra Longa, Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara, Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues, Grupo de Mães do Bairro Colina, Cooperativa de Gesteira, Feira de Artes e Atelier de Mariana, Associação Mãos que Brilham, Movimento Renovador de Mariana/Feira Marte, Associação de Artesãos de Padre Viegas e Associação de Artesãos de Cláudio Manoel.

Outros interessados em participar da série de exposições devem comparecer à Casa do Jardim (praça Gomes Freire, 236/242, Centro) de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, para fazer o cadastro.

O espaço

 

A Casa do Jardim é um espaço aberto de interação e conhecimento, destinado à informação, diálogo e atividades de capacitação e uso coletivo. Pensado para que todos tenham mais acesso à cultura, o local, apoiado pela Fundação Renova, busca estimular, promover e preservar a memória e a história.

O ambiente instiga o debate de novas ideias, a criação de projetos culturais e ações educativas que levam a população a refletir sobre a relação do homem com sua cidade e com o ambiente.

Além disso, a Casa do Jardim é o Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana, destinado a informar, de forma clara e didática, as ações de reparação implementadas pela Fundação Renova no âmbito dos programas socioeconômicos e socioambientais em andamento.

O espaço possui equipamentos interativos que estão distribuídos em cenários distintos, como maquete interativa impressa em 3D que, em animação, mostra o rompimento da barragem de Fundão, suas consequências e os trabalhos de reparação, conteúdo digital e interativo dos programas da Fundação Renova e linha do tempo que aborda o percurso da história do ciclo do ouro em nosso país, relacionando com a história de Minas Gerais e de Mariana.


Voltar

Confira também: