PortalMariana-IBB2025_1146x200px
dengue - site externo (1)
1145_200_b599494044c37ac564aaa660931e5d95f03b4a90
1145_200_33d75a6f54fc8db61e37cf91f146f6e0d5ba64ac
1145_200_c900fd36707feeca62c58f43913fa5c8363e9de2
WhatsApp Image 2025-07-31 at 17.41.20 (2)

Iron Biker Brasil reúne atletas de diversas regiões do país na cidade de Mariana

Maior competição de mountain bike da América Latina será realizada nos dias 13 e 14 de setembro, com largadas e chegadas na Praça Gomes Freire, no Centro Histórico.

O cenário montanhoso e histórico de Mariana será, mais uma vez, o ponto de encontro de atletas das cinco regiões do país na 32ª edição do Iron Biker Brasil. Marcada para os dias 13 e 14 de setembro, a maior prova de mountain bike da América Latina promete agitar Mariana, unindo ciclistas de diferentes estados, idades e trajetórias com um único objetivo: superar limites em meio à natureza exuberante e aos desafios técnicos das trilhas da região, celebrando o esporte, a resistência e o espírito de competitividade que o evento inspira.

A pluralidade dos participantes é uma das marcas registradas do Iron Biker Brasil. De iniciantes a veteranos, de amadores a profissionais, homens e mulheres de todas as regiões do país participam da prova motivados pelo desafio, pelo amor ao esporte e pela oportunidade de trocar experiências com outros apaixonados pelo pedal. Essa sensação é descrita por Cláudio Voltareli, 43 anos, que vai sair de Ibitinga (SP) para competir pela sexta vez. “Participo de todas as edições desde 2019, e cada uma me surpreendeu com novas experiências, novos desafios e limites que são superados. Mas, o que mais me toca são as amizades que a gente consegue construir durante a prova. É uma competição completa. Estou ansioso para setembro”, afirmou. 

O Iron Biker Brasil transformou Mariana em um local capaz de reunir os apaixonados pelo mountain bike de norte a sul do país. A cada edição, a cidade se torna palco de reencontros, conexões e novas histórias, em um ambiente que respira esporte e acolhimento. Além da emoção das trilhas, o evento impulsiona o turismo, amplia a visibilidade de Mariana no cenário nacional e fortalece a economia local. Lucas Fonda, um dos organizadores, resume bem essa energia que invade a cidade. “O Iron Biker Brasil une atletas e comunidade. Para Mariana, é uma oportunidade de mostrar o potencial esportivo do município e acolher visitantes de todo o Brasil. A competição fortalece o turismo, movimenta a economia e consolida a cidade como referência no ciclismo de montanha”, destaca Fonda.

A dimensão do Iron Biker Brasil vai além do esporte. Mariana se prepara intensamente para os dois dias de competição. O prefeito do município, Juliano Duarte, comenta sobre o desafio de preparar a cidade até a data da prova. “Estamos trabalhando com planejamento e dedicação para receber os atletas e visitantes com segurança, infraestrutura e hospitalidade. Mariana se orgulha de ser a casa do maior evento de mountain bike da América Latina, e faremos de tudo para que essa edição seja ainda mais especial”, afirmou.

O gestor municipal também reafirma a importância do evento na construção de uma imagem positiva da cidade-sede, Mariana. “O Iron Biker Brasil faz parte da identidade esportiva e cultural de Mariana. É uma prova que movimenta a economia local, fortalece o turismo e, acima de tudo, coloca nossa cidade no centro das atenções do ciclismo nacional e internacional”.

A programação oficial do Iron Biker Brasil começa na quinta-feira (11), com a entrega dos kits aos atletas, das 16h às 20h. Na sexta-feira (12), a entrega continua das 10h às 22h e, às 19h, o evento ganha um clima ainda mais acolhedor com atividades sociais. O desafio nas montanhas acontece no sábado (13) e no domingo (14). No primeiro dia, os atletas do percurso completo largam às 7h30, enquanto os do percurso reduzido saem às 8h20. No domingo, as largadas ocorrem às 7h e às 7h50. A Praça Gomes Freire (Jardim), no coração de Mariana, será o ponto de partida e chegada dos atletas.

Economia quente em meio à disputa

O Iron Biker Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano. Essa é uma frase unânime quando se conversa com os comerciantes de Mariana. Seja no setor hoteleiro, seja em comércios, bares ou restaurantes, toda a sociedade local é impactada positivamente com a realização da maior prova de mountain bike da América Latina. Quem reforça essa ideia é Wanderley Muller, um dos sócios do Hotel Muller. “Mariana, hoje, é a capital nacional da modalidade. Isso é uma coisa muito boa, muito bonita, muito grandiosa. É um evento inteligente e uma das poucas atrações turísticas que deixam o dinheiro dentro do município. O ciclista que vem tem que participar da cidade, tem de viver o local. Esperamos o Iron Biker Brasil sempre com muita ansiedade”, finalizou.

Na mesma linha, o morador de Mariana, Thiago Morais, afirma que fica satisfeito em ver a cidade movimentada durante os dias de prova. “É uma competição bacana e que movimenta muito Mariana. Gera aumento de ocupação nos hotéis e pousadas, aumenta o movimento de bares, das lojas, aumentam as vendas de comidas típicas e de produtos locais. A cidade fica lotada. E todo ano a gente conta com este atrativo. Além, claro, de reforçar a bela imagem do nosso município para o mundo. Mariana é bela, grandiosa, e o Iron Biker Brasil nos ajuda a fortalecer o que temos de melhor”. 

A casa do mountain bike

Mais do que uma prova, o Iron Biker Brasil passou a integrar a identidade esportiva da cidade sede, Mariana. A competição ecoa valores como desafio, superação e contato com a natureza — aspectos que se alinham à história e ao modo de vida da população local. A comunidade marianense passou a se reconhecer, e ser reconhecida, por meio da prova. É mais do que uma competição — é um espelho da cidade. Este sentimento de pertencimento entre Mariana e o  Iron Biker Brasil é vivido e descrito por Ana Clara Martins: “O Iron Biker sempre teve um lugar especial na minha vida. Eu competi pela primeira vez com 12 anos, e hoje com 16, olho para trás e vejo como ele esteve presente em toda a minha trajetória na bike.  Cresci junto com o Iron, torcendo para meu pai [Patrick] com 9 anos, até minha primeira participação na prova” concluiu. 

Em seguida, a jovem que vai participar da prova pela quinta vez ressaltou o orgulho de fazer parte da história do Iron Biker Brasil. “Aqui em Mariana, a gente vive o ciclismo com muita paixão. Os atletas locais esperam o Iron o ano inteiro, treinam com mais vontade só de saber que essa prova está chegando. Não é apenas competição, se tornou uma grande festa do esporte que movimenta a cidade e inspira muita gente” finalizou. Com 10 anos ininterruptos do Iron Biker Brasil na Primaz de Minas, o setor ciclístico local também ganhou força comercial, como ressalta o comerciante Wanderson Aparecido da Silva, 42 anos. “É um evento como o Natal para o comércio. Vendemos bicicletas, fazemos mecânica e manutenção. A demanda aumenta muito, favorece o comércio”.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

11 de setembro (quinta-feira)
De 16h às 20h – Entrega de kits aos atletas.

12 de setembro (sexta-feira)
De 10h às 22h – Entrega de kits aos atletas.
19h – Programação social.

13 de setembro (sábado)
7h30 – Largada simultânea das modalidades do percurso total (A).
8h20 – Largada simultânea das modalidades do percurso reduzido (B).

14 de setembro (domingo)
7h – Largada simultânea das modalidades do percurso total (A).
7h50 – Largada simultânea das modalidades do percurso reduzido (B).
15h – Premiação.

Crédito das fotos: Roberto Verona

Compartilhe
banner-aciam
Leia também

Entrevista com Dr. Alex Bailão

262_200_0521b4ba5fcc62ffa3f844c87664c9448f1a2630
3 t 300 x 300