Com credenciamento da clínica TOMHOS pelo consórcio CISAMAP, mulheres de Mariana não precisarão mais viajar até Ponte Nova para realizar o exame de mamografia. A medida marca um avanço na saúde feminina durante o Outubro Rosa.
A Prefeitura de Mariana anunciou uma importante conquista para a saúde da mulher: os exames de mamografia, que antes eram realizados em Ponte Nova, agora passam a ser feitos no próprio município. O anúncio foi feito pelo prefeito Juliano Duarte durante o Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção e combate ao câncer de mama.
“As mamografias que eram enviadas para serem feitas em Ponte Nova, agora serão feitas em Mariana. As nossas pacientes não precisarão mais pegar estrada, perder um dia de trabalho e correr riscos. Vamos zerar a fila de espera”, afirmou o prefeito. A mudança foi possível graças ao credenciamento da clínica TOMHOS por meio do consórcio CISAMAP, fortalecendo o atendimento local e valorizando os profissionais de saúde do município.
A médica radiologista Renata, responsável pela realização e laudos dos exames, celebrou a parceria: “Vai ser um prazer cuidar das mulheres de Mariana e da região, fazendo a prevenção e o rastreamento do câncer de mama, que é tão importante. Essa parceria vai acrescentar muito para a saúde da mulher”.
A secretária municipal de Saúde, Marilene Romão, destacou que a nova estrutura representa mais conforto e acessibilidade: “Essa conquista minimiza a distância que as pacientes precisavam percorrer e reforça o compromisso da Prefeitura com uma linha de cuidado integral à mulher.”
Além de representar um ganho logístico, a iniciativa tem impacto direto na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam mulheres em todo o país. A mamografia é fundamental para detectar alterações em estágios iniciais, quando as chances de cura são significativamente maiores.
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é que mulheres entre Mulheres de 40 a 50 anos: A mamografia é recomendada anualmente, principalmente se houver histórico familiar de câncer de mama. Mulheres entre 50 e 69 anos, a recomendação é fazer o exame a cada dois anos. Mulheres acima de 70 anos, a mamografia é recomendada periodicamente, de acordo com orientação médica.
Com a nova parceria e o início dos atendimentos em Mariana, a gestão municipal reforça o compromisso de oferecer serviços de saúde mais próximos, humanos e eficientes. O prefeito concluiu: “Nosso objetivo é cuidar de quem mais precisa e garantir qualidade de vida para todas as mulheres de Mariana.”