Entre os últimos dias 1 e 3 de outubro, aconteceu a Semana da Diversificação e Desenvolvimento Econômico 2025, realizado no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens. Em três dias de programação, o evento reuniu cerca de 2.500 pessoas em palestras, oficinas, aula de robótica e na Feira Multissetorial, que contou com a participação de diversas empresas e instituições de Mariana e Região.
Neste ano, a Semana da Diversificação Econômica teve como tema “Construindo um futuro sustentável e dinâmico”, ressaltando o compromisso dos diversos setores da sociedade com a construção de uma economia mais sólida, diversificada e responsável com o meio ambiente.
Durante os três dias de evento, também foram realizadas rodadas de negócios com a Vale, Samarco e Cedro Mineração, possibilitando que os comerciantes negociassem diretamente com as empresas e com suas prestadoras de serviços.

Além disso, no segundo dia aconteceu o I Fórum de Empreendedorismo Feminino da Região dos Inconfidentes, promovido pela ACIAM Mulher, reunindo mulheres empreendedoras em um encontro marcado por inspiração e conexões.
Com o tema “Conexões que geram valor”, o evento contou com palestras e diversas ações voltadas ao fortalecimento do protagonismo feminino nos negócios, promovendo a troca de ideias, a ampliação de parcerias e o impulso à economia local.
Para presidente da ACIAM, Ana Cristina Mol, o evento foi um sucesso e reforçou a importância da união em prol do desenvolvimento local: “Quando tem essa tríade, poder público, terceiro setor e a iniciativa privada, não tem erro, e a prova disso foi a Semana da Diversificação Econômica deste ano”, avaliou.
A semana foi realizada pela ACIAM/CDL Mariana, com o apoio da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Diversificação Econômica Tecnologia e Inovação e da Sala Mineira do Empreendedor, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A Semana da Diversificação e Desenvolvimento Econômico conta ainda com patrocínio das empresas Samarco, Vale e Cedro Mineração.

O evento também integrou a Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas), promovida pelo Governo do Estado, por meio da Codemge, em parceria com a ADESIAP Minas.