Prefeitura doa terreno de 11 mil m² para construção de unidades que atenderão até 3 mil alunos com ensino básico e cursos profissionalizantes.
A cidade de Mariana deu um passo histórico na educação nesta segunda-feira, com o anúncio da construção de novas unidades do SESI e do SENAI. O investimento, que pode chegar a R$ 60 milhões, prevê a ampliação do ensino fundamental, médio e profissionalizante, beneficiando diretamente cerca de 3 mil estudantes.
O prefeito Juliano Duarte assinou a lei que autoriza a doação de um terreno de mais de 11 mil metros quadrados para a instalação das escolas, em parceria com o sistema FIEMG, representado pelo presidente Flávio Roscoe. O projeto inclui a construção de uma escola do SESI, oferecendo ensino fundamental I, II e ensino médio, além da ampliação da unidade do SENAI já existente, que atualmente opera em sua capacidade máxima.

“Hoje é um dia histórico para Mariana. Estamos falando de um investimento que pode chegar a R$ 60 milhões, ampliando a oferta de cursos e melhorando a qualidade de vida da nossa população. Quero agradecer ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, pelo olhar para nossa cidade, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Mol, que conduziu todo o processo, e à Câmara Municipal pela aprovação da lei. Seguimos firmes, trabalhando todos os dias para oferecer mais oportunidades e preparar nossa gente para o futuro”, destacou o prefeito.
De acordo com Flávio Roscoe, as novas estruturas vão representar um salto de qualidade para o ensino em Mariana. “Nós vamos dobrar a capacidade do SENAI e levar o SESI, que ainda não existe no município, com um ensino inovador, incluindo robótica, realidade aumentada, espaço maker e integração tecnológica. Isso é preparar os jovens para o futuro”, afirmou o presidente da FIEMG.
Com capacidade para atender 3 mil alunos, as escolas SESI e SENAI em Mariana prometem marcar uma nova era na educação da cidade. Todo o processo foi conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As obras terão início assim que o alvará de construção for emitido, e a expectativa é que a iniciativa se torne um marco no desenvolvimento social e econômico do município.