Cidade conquista a primeira colocação no ranking estadual, com 67,08 pontos, e reforça compromisso com a preservação de sua história e dos bens culturais.
O município de Mariana conquistou a primeira colocação no ranking do ICMS Patrimônio Cultural de Minas Gerais para o exercício de 2026, com a expressiva pontuação de 67,08 pontos. O resultado foi divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) nesta quarta-feira (20/8).
De acordo com o levantamento, 839 dos 853 municípios mineiros foram pontuados, representando mais de 98% de adesão ao programa. O índice reflete a consolidação de uma política estadual de incentivo, gestão e valorização do patrimônio cultural, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em parceria com o IEPHA.

Segundo a Diretoria de Promoção (DPR) do Instituto, responsável pela análise, mais de 5,5 mil conjuntos documentais foram avaliados, comprovando os esforços dos municípios na proteção e valorização de seus bens culturais.
Prefeito destaca ações em Mariana e distritos
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, comemorou a conquista e destacou o compromisso da administração com a preservação histórica.
“Mariana é campeã no cuidado e no restauro do seu patrimônio. Esse resultado é fruto de um trabalho sério, que preserva nossa história e garante que nossos bens culturais sejam valorizados”, afirmou.

Juliano ressaltou que as ações não se restringem à sede do município. Ele citou obras em andamento na Capela de Nossa Senhora da Glória, no distrito de Barro Branco, além de intervenções na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Camargos, na Matriz Bom Jesus do Monte (Furquim), na Matriz de São Caetano (Monsenhor Horta), na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Mariana) e no restauro do histórico Órgão Arp Schnitger, cujas peças já estão a caminho da cidade.
Outros projetos incluem a restauração de 27 imagens devocionais da Catedral da Sé de Mariana, a ordem de serviço para obras na Capela de Sant’Ana e a elaboração de projetos para a Igreja de Nossa Senhora da Glória de Passagem de Mariana.
“Todas essas iniciativas são possíveis graças ao Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, ao trabalho dos conselheiros e à parceria com a Arquidiocese. Juntos estamos transformando e preservando a memória de Mariana”, completou o prefeito.
O Programa ICMS Patrimônio Cultural, que completa 30 anos em 2025, é considerado uma das políticas públicas mais importantes do país na área de preservação. Somente em 2024, foram repassados mais de R$ 160 milhões aos municípios mineiros. Nos últimos quatro anos, esse valor ultrapassou R$ 480 milhões.
Acesse a pontuação definitiva dos municípios no site do Iepha-MG https://www.iepha.mg.gov.br/index.php/noticias-menu/996-iepha-mg-disponibiliza-pontuacao-definitiva-do-programa-icms-patrimonio-cultural