Resultados reforçam a consistência operacional da empresa e o avanço dos compromissos de reparação
A Samarco divulgou, nesta sexta-feira (14), seus resultados do segundo trimestre de 2026 (2T26). No período, a produção totalizou 3,9 milhões de toneladas (Mt) de pelotas e finos de minério de ferro, alta de 4% em relação ao primeiro trimestre do ano (1T26) e em linha com o mesmo período no ano passado (2T25). No primeiro semestre (1S26), a produção somou 7,7 Mt, crescimento de 8% frente ao 1S25.

As vendas totalizaram 3,9 Mt no 2T26, avanço de 23% em relação ao trimestre anterior, refletindo a normalização dos embarques após um primeiro trimestre de menor volume. No acumulado do semestre, as vendas somaram 7,1 Mt, alta de 4% em comparação com o mesmo período de 2025.
A expectativa de produção para 2026 é entre 14,7 milhões e 15,4 milhões de toneladas.
Na segurança, manteve indicadores melhores que os referenciais do setor, sem fatalidades no período. A Fase 3 da retomada operacional segue dentro do cronograma, com licenças obtidas, engenharia concluída e avanço físico de 10,8%.
Na reparação, foram investidos US$ 1,9 bilhão no semestre, 100% financiado pelos acionistas, sem desembolso da Samarco.
O diretor Financeiro, de Estratégia e Suprimentos da Samarco, Gustavo Selayzim, destaca o equilíbrio entre produção e comercialização no trimestre. “A recuperação das vendas após um primeiro trimestre de menor volume reflete a normalização dos embarques ao longo do período. Mantivemos a produção em níveis elevados e consistentes, enquanto seguimos acompanhando atentamente a dinâmica dos preços do minério de ferro no mercado internacional”, declarou.
O desempenho do trimestre reforça a estabilidade operacional da Samarco e a continuidade da sua trajetória de retomada gradual da capacidade produtiva instalada.









