Por Pedro Henrique Hudson
Na manhã da última sexta-feira (30), no distrito de Bandeirantes, aconteceu a primeira entrega do programa Arrumando a Casa em 2026. A iniciativa, que em 2025 já atendeu mais de vinte famílias, é voltada à reforma e requalificação de imóveis de famílias em situação de vulnerabilidade e que sejam considerados em situação de risco pela Defesa Civil.

Nesta edição, o contemplado foi o morador Júlio César de Oliveira, que teve sua residência totalmente reconstruída após a constatação de risco de desmoronamento. As intervenções, realizadas nos últimos meses, contemplaram a construção de uma nova edificação, após a execução de terraplanagem para elevação do terreno, evitando a inundação nos períodos de cheia do Ribeirão do Carmo.
Além disso, foi construída uma rampa de acesso à residência, que também conta com banheiro adaptado com barras de apoio, além de um novo sistema hidrossanitário e elétrico.
Para Célia Regina de Oliveira Alves, irmã do beneficiado, a nova residência vai garantir melhores condições de moradia. Emocionada, ela disse ainda que aguardava há anos por essa reforma, viabilizada apenas no último ano: “A casa ficou maravilhosa, só tenho gratidão a quem esteve envolvido nessa obra”, afirmou.
O programa Arrumando a Casa é desenvolvido pela Secretaria de Habitação e Zeladoria e constitui uma política permanente para garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio dele, a Prefeitura de Mariana busca tornar efetivo o direito constitucional à moradia e solucionar problemas históricos enfrentados pelo município.













