Com 1.700 atletas de todo o país, evento deve lotar hotéis e movimentar milhões na economia local, em um fim de semana marcado por superação e adrenalina nas trilhas mais desafiadoras da região.
Mariana se prepara para receber, neste fim de semana, a 32ª edição do Iron Biker Brasil, a maior prova de mountain bike da América Latina. O evento, que acontece no sábado (13) e domingo (14), reunirá 1.700 ciclistas vindos de quase todos os estados brasileiros, além de familiares e equipes de apoio, totalizando uma estimativa de 6 mil pessoas circulando pela cidade ao longo dos três dias.

Em entrevista à Território Notícias, o organizador Lucas Fonda destacou que Mariana está cada vez mais pronta para receber eventos de grande porte.
“Mariana está preparadíssima. Temos hoje uma estrutura muito mais robusta de hotéis, pousadas e restaurantes, que evoluiu não só por causa do Iron Biker, mas também em função de outros eventos turísticos”, afirmou.
Desafios técnicos e novidades
O percurso deste ano promete testar os limites dos atletas, com muita altimetria e subidas desafiadoras, incluindo a escalada ao Pico da Cartuxa, ponto mais alto da região.
“É uma prova dura, no nível Iron Biker. Para quem vai encarar o Pico da Cartuxa, vai precisar de muita resistência e preparo físico”, ressaltou Fonda.
Uma das novidades é o crescimento da categoria e-bike, voltada para bicicletas elétricas, que já conta com cerca de 130 inscritos, refletindo uma tendência mundial no ciclismo.
Impacto econômico para Mariana
O Iron Biker não movimenta apenas o esporte, mas também a economia local. Segundo estimativas da organização, cada atleta deve gastar, em média, R$ 4 mil durante o evento, impulsionando setores como hospedagem, alimentação e comércio.
“O Iron Biker hoje é o principal evento fomentador socioeconômico do município. Nossa rede hoteleira já está praticamente com 100% de ocupação”, destacou Fonda.
Expectativa dos competidores
Entre os atletas já presentes na cidade está Evandro Luiz Giarullo, da equipe Force Bike Team, de Itapema (SC). Em sua quarta participação, ele trouxe novos competidores para estrear na prova.
“Viajamos 20 horas para chegar aqui. A expectativa é de uma prova tão difícil quanto a de 2023, que teve 3 mil metros de altimetria. O calor vai ser um desafio extra, mas estamos prontos”, contou.

Além de celebrar o esporte, o Iron Biker reforça o papel de Mariana como destino de grandes competições e eventos turísticos. A expectativa é que a edição 2025 se consolide como uma das mais marcantes da história da prova.