Evento esportivo acontece de 12 a 14 de setembro com muita adrenalina, cuidado e celebração
A cidade de Mariana, em Minas Gerais, recebe mais uma edição do Iron Biker Brasil nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025. Além de reunir centenas de atletas e movimentar o turismo local, a maior competição de mountain bike da América Latina também se destaca por promover ações de impacto socioambiental positivo, que beneficiam diretamente a comunidade e o território onde é realizada.
Entre as iniciativas de maior relevância está a doação obrigatória de alimentos não perecíveis por parte dos atletas participantes. Os itens arrecadados no chamado “Iron do Bem” são destinados para instituições sociais da cidade, como a APAE, o Lar Santa Maria e a Comunidade da Figueira. Durante a edição de 2024, o evento arrecadou cerca de 4 mil quilos de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo e leite. “Vivemos de doações. Servimos café da manhã, almoço e café da tarde para nossos usuários, que são extremamente carentes. Além de utilizarmos parte dos alimentos para atender os 50 usuários, também distribuímos para as famílias deles”, afirmou Flávia Coelho Corrêa de Oliveira, coordenadora da Comunidade da Figueira.

Outro projeto que reforça o compromisso social do evento é a campanha de arrecadação de equipamentos esportivos. “Começamos a solicitar para os inscritos itens de esporte para que sejam redistribuídos para atletas locais em situação de vulnerabilidade, incentivando a prática esportiva e promovendo a inclusão. É uma forma de expandir nosso impacto social e proporcionar mais oportunidades para quem é da cidade e pode se tornar um grande destaque no mountain bike mundial”, destacou Lucas Fonda, um dos organizadores do evento.
No campo ambiental, o Iron Biker Brasil tem adotado medidas para minimizar os impactos da competição e valorizar o município. Os trajetos são planejados com atenção à preservação da vegetação nativa e ao respeito às comunidades locais, incluindo áreas atingidas pelo desastre ambiental de 2015, como Bento Rodrigues e Camargos. “A nossa ideia é justamente transformar o Iron Biker Brasil em uma ferramenta de conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da memória histórica da região”, disse Fonda.
Além disso, segundo Lucas Fonda, o evento investe em infraestrutura sustentável, com gestão adequada de resíduos, incentivo ao uso consciente dos recursos naturais e ações educativas voltadas para atletas e visitantes. A proposta é que cada edição do Iron Biker Brasil seja não apenas uma celebração do esporte, mas também um exemplo de como grandes eventos podem contribuir para um futuro mais justo e sustentável.
A competição também movimenta a economia local. Segundo a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Ana Cristina Coura Mól e Silva, o evento gera uma reação em cadeia que beneficia diversos setores da cidade. “O ramo de hotelaria e alimentação costuma trabalhar na sua capacidade máxima. Isso acaba gerando uma reação em cadeia, atingindo todos os outros segmentos. As divulgações do Iron Biker, sempre com nosso centro histórico em evidência, contribuem bastante para a construção da imagem de Mariana como um destino turístico e esportivo”, afirmou Ana Cristina.

Com ações que vão além das trilhas, o Iron Biker Brasil segue reafirmando o seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e solidário — transformando Mariana não apenas na capital nacional do mountain bike, mas também em um exemplo de responsabilidade social. A maior competição de mountain bike da América latina, acontece de 12 a 14 de setembro, com largadas e chegadas na Praça Gomes Freire, no Centro Histórico. Acompanhe mais informações sobre a prova pelas redes sociais: Instagram – @ironbikeroficial – e Facebook – facebook.com/ironbikerbrasil.
Iron Biker Brasil
Data: 12, 13 e 14 de setembro.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim), Mariana/MG.
11 de setembro (quinta-feira)
16h às 20h – Entrega de kits aos atletas no Teatro Municipal.
12 de setembro (sexta-feira)
10h às 21h – Entrega de kits aos atletas no Teatro Municipal.
19h – Programação social na Praça Gomes Freire (Jardim).
13 de setembro (sábado)
7h30 – Largada simultânea das modalidades do percurso total (A).
8h20 – Largada simultânea das modalidades do percurso reduzido (B).
14 de setembro (domingo)
7h30 – Largada simultânea das modalidades do percurso total (A).
8h20 – Largada simultânea das modalidades do percurso reduzido (B).
15h – Premiação.