Com um bom número de exemplares pré-vendidos, o livro de ensaios “Cinema Com Passaporte” (MPR Edições, 142 p., R$ 60,00) terá sessão de autógrafos em Ouro Preto (no anexo do Museu da Inconfidência, centro), no próximo dia 16 de agosto, sábado, às 18h. Antes, uma explanação do autor sobre os bastidores da obra e bate-papo com o público.
19° livro de uma vitoriosa carreira, este “Cinema Com Passaporte” se destaca por ser a primeira abordagem em cinema pelo escritor, que é filósofo por formação. São 27 textos abordando filmes de vários países e análises intercalando literatura, roteiros, filosofia e viagens propriamente ditas. Inicia-se no rio La Plata e finda nos rincões da Escandinávia.
Marcelo se diz feliz com mais esta publicação e ansioso para levar este e demais livros em quantas cidades forem possíveis, pois, imbuído do seu espírito de mineiridade, sabe que “o artista tem que ir aonde o povo está”.

Contatos para encomendas do livro
e-mail oagenteliterario@gmail.com
WhatsApp (31) 98569-3602
Sinopse do livro: O cinema permite-nos viajar para dentro de nós mesmos. Fazendo intercessões com História, Filosofia, Literatura, espaço sideral, política etc. o filósofo Marcelo Pereira Rodrigues nos convida a 27 filmes que são cults e se tornaram clássicos. Remexendo no seu baú de textos a publicar (que são tantos, perto de 400), sacou personalidades e temas dos mais sortidos.
Nesta miscelânea entram Pepe Mujica; o combate ao Sendero Luminoso; Hitchcock; Ernest Hemingway; Fitzgerald; Stanley Kubrick; Jack Nicholson; Robert de Niro e o seu táxi; Philip Roth; Clint Eastwood; O Leopardo; Dostoievski; Kafka e Orson Wells; Richard Wagner; Bergman e outros.
Escapando do tão somente cinema hollywoodiano (e é claro que temos excelentes filmes), o autor iniciou sua jornada pelo Uruguai. Atravessou o rio La Plata e desembarcou na Argentina. Chile e Peru completaram o tour sul-americano. Reverência aos clássicos do Tio Sam e do Velho Continente uma escalada em Portugal, Itália, França, Irlanda do Norte, Alemanha, Polônia, Dinamarca e Suécia.
Misturando reflexões filosóficas, digressões existencialistas, recortes de diários de bordo de viagens feitas com passaporte e tudo, o certo é que destas indicações o sentar-se em frente à tela (ou telona) e mastigar pipocas não cairá bem. Estes filmes merecem respeito. Com humildade e reverência, “um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco / sem parentes importantes / e vindo do interior” presta uma singela homenagem.
O Autor: Marcelo Pereira Rodrigues é filósofo e escritor, tendo já escrito 18 livros. Editor da Revista Conhece-te (que perdura há 24 anos de forma impressa) e da MPR Edições. Habitué de eventos literários tais Bienais do Livro (Rio e São Paulo) e FLIP, atingiu diversos países com os seus romances, novelas, contos, ensaios e artigos.