Quais tesouros existem nas gavetas de Mariana?


Co-criado por marianenses, a terceira edição do Cambia Festival acontece na cidade entre os dias 23 e 25 de agosto

29/07/2019 às 17h40

Você já ouviu falar em “desconferência”? Essa é a maior inspiração do Cambia Festival, uma experiência co-criada pelos próprios participantes.Como o próprio nome sugere, cambiar significa mudar, transformar(-se) e também se refere à prática de dar e receber. O Cambia Festival é 100% baseado na Economia da Dádiva, isto é, depende exclusivamente do desejo dos participantes de compartilharem seus conhecimentos, talentos e recursos de forma voluntária e de aprenderem uns com os outros de forma divertida, participativa e gratuita. Um espaço onde o dinheiro possui pouco valor e o que realmente importa são as novas formas de viver, aprender e ser.

 

É com o objetivo de contribuir para a reinvenção da cidade e estimular a transição para uma sociedade sustentável que no final de semana de 23 a 25 de agosto, a cidade de Mariana será tomada por dezenas de atividades gratuitas, como dança, yoga, contação de histórias, poesia, trilhas ecológicas, sustentabilidade, música, oficinas, conexão e sede de mudança. Apesar de mundialmente reconhecida pelo desastre da barragem de Fundão, a região se mantém rica em tradições, cultura, arquitetura e, hoje, busca se reinventar.

 

Nesse evento inovador e de transformação social, as atividades acontecerão ao longo de um circuito de locais públicos escolhidos pelos moradores da cidade e disponibilizados pela Prefeitura de Mariana. A área da igreja de São Pedro, por exemplo, foi o espaço escolhido para sediar a abertura do festival na noite de sexta-feira, dia 23 de agosto. Em volta de uma fogueira,o público participará de uma contação de causos e histórias locais, como a lenda que os marianenses costumavam guardar suas riquezas e comidas nas gavetas de suas mesas, e são até hoje conhecidos como “gaveteiros”. 

 

A comunidade está convidada a realizar qualquer atividade relacionada ao tema do encontro: “Tesouros de Mariana”. Para participar, basta preencher o formulário através do link: http://bit.ly/cambiamarianaaté o dia 18 de agosto.

                                                                                                          

O evento

A primeira edição do Cambia Festival aconteceu em julho de 2018 na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz, Parque Ibirapuera) e foi concebida a partir de um sonho coletivo durante o curso de Design em Sustentabilidade do Gaia Education. A segunda foi co-organizada com o Instituto Favela da Paz e aconteceu em junho de 2019 em uma região periférica da capital paulista. 

Desde então, várias cidades do Brasil e de outras partes do mundo já demonstraram interesse em sediar o Cambia Festival.  O seu potencial de transformação e escalabilidade atraiu o interesse do Otto Scharmer (professor do MIT, autor da Teoria U e co-fundador do Presencing Institute), quem buscou conhecer ao vivo o time idealizador do Cambia Festival em São Paulo. 


Um dos grandes diferenciais do Festival é o conceito da Simplicidade Voluntária e Desperdício Zero, levando à reflexão sobre como as nossas escolhas e ações impactam na saúde do planeta. 

 

“O festival será simples em termos materiais, mas toda a mágica deverá acontecer no imaterial. A meta é abandonar a cultura do consumo e do descartável. Grande parte dos eventos e atividades que participamos hoje em dia nos convidam a fazer pouco mais do que consumir. No Cambia Festival convidamos todos a experimentarem um ambiente isento de transações comerciais e um mundo em que co-criamos juntos uma nova realidade”, explica Monica Noda, co-criadora do Cambia Festival.  

 

Serviço
 

Cambia Festival

Data: 23, 24 e 25 de agosto de 2019

Local: Mariana (MG)

Inscrição:http://bit.ly/cambiamariana até o dia 18 de agosto

Programação:www.facebook.com/cambiafestival (página oficial do evento)

 

Contatos:
- Monica Noda, co-criadora do Cambia Festival – (11) 94181-3525
- Renata Carvalho, co-criadora e representante local da edição do Cambia Festival Mariana – (31) 98462-3919

 


Voltar

Confira também: