Drone auxiliará GM na segurança da cidade de Mariana


24/06/2019 às 17h38

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social, seguem cada vez mais em busca de melhorias para a segurança dos moradores. Na tarde da última segunda-feira, 17, foi entregue à Secretaria de Defesa Social um drone para o desenvolvimento de ações de policiamento preventivo na cidade.

O dispositivo adquirido pelo município de Mariana é o modelo Mavic 2 Zoom da empresa DJI, com um sistema de transmissão que permite que o controle remoto receba, em tempo real, imagens em 4k do drone que pode estar em até oito quilômetros de distância. O equipamento permite voos em até 72 km/h no modo esportivo e baterias que suportam até 31 minutos voo com apenas uma carga. O aparelho possui sensores infravermelhos de obstáculos, que podem parar o drone ou desviá-lo de obstáculos naturais ou artificiais.

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, GM Braz a definição dos locais por onde o drone circulará será feito pela Secretaria de Defesa Social. "O uso do drone será para o policiamento preventivo, ações de monitoramento ambiental ,  combate às invasões, em locais e em situações que exijam uma atenção especial, como aglomerações e superlotação de pessoas e áreas que possam apresentar algum risco”, afirmou.

Segundo o Secretário de Defesa Social, Braz Luiz de Azevedo, o dispositivo dará ainda mais segurança aos marianenses. "Esse equipamento possibilitará uma qualificação ainda maior de nossas ações, sendo possível captar imagens em alta resolução de forma discreta a uma distância razoável, além de ser um produto extremamente prático e flexível", pontuou.

O novo equipamento será usado pela Defesa Civil Municipal para o mapeamento de áreas de risco e em situações de catástrofes que possam atingir o município de Mariana.

Além disso, seis agentes da Guarda Municipal estiveram na cidade de Belo Horizonte, onde passaram por treinamentos práticos e teóricos sobre o funcionamento do drone e já estão aptos para operá-lo nas ações em que for necessário o seu emprego.

FOTO: DIVULGAÇÃO OFICIAL l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: