Servidores do SAAE Mariana realizam curso de recuperação de nascentes


24/06/2019 às 13h26

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE Mariana tem procurado oferecer possibilidades de cursos e treinamentos aos seus servidores. O intuito é dar um novo olhar para as atividades desempenhadas pelas nossos funcionários.

E entre os dias 17 e 19 de junho, os agentes que prestam serviços nos distritos do município tiveram a oportunidade de se capacitarem de forma teórica e prática no curso de Proteção de Nascentes, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Os dois dias de aula prática foram foram realizados em uma nascente no distrito de Furquim, onde nossos servidores puderam colocar em prática o conteúdo adquirido em sala como, por exemplo, identificar e cercar a nascente, limpar a área, controlar a erosão e replantar espécies nativas.

O curso

O curso oferecido pelo SENAR tem como objetivo “promover a proteção das nascentes que estão localizadas nas propriedades rurais utilizando cinco passos: identificar, cercar, limpar, controlar e replantar”. Através do curso, o SAAE Mariana visa possibilitar a recuperação e valorização das nascentes presentes em todos os distritos da sede.

Ao final do curso, os agentes tiveram a oportunidade de efetuar a avaliação da estrutura, metodologia e condução dos processos pedagógicos. Após responderem um questionário de avaliação apresentado pela instrutora Gracielle de Brito Sales, eles puderam expressar sua percepção acerca do curso.

Em todas as falas, os agentes expuseram a importância do curso para a região. Suas expectativas são, a partir de agora, poder colocar em prática todo o conteúdo adquirido, visando preservar e auxiliar o equilíbrio natural nos distritos. Além do aprendizado, todos receberão os certificados de conclusão do curso.


Voltar

Confira também: