Planos Diretor e de Mobilidade Urbana são apresentados para população em Audiência Pública


18/06/2019 às 15h56

Qual a Mariana que queremos? Essa foi a principal pergunta que marcou a Audiência Pública de abertura do processo de revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade de Mariana, realizada na noite dessa segunda-feira, 17, no SESI. O evento contou com a presença de representantes do poder público, legislativo, sociedade civil e, também, da ERG Engenharia LTDA, empresa responsável pela construção do plano na cidade.

O prefeito Duarte Júnior reforçou a importância do Plano Diretor para o município, afirmando que ele será um grande legado e marcará o início da cidade que todos querem. “O Plano Diretor é uma importante lei municipal que orienta o processo de desenvolvimento e expansão urbana. Queremos que Mariana cresça, porém, de forma organizada, e com um Plano bem elaborado poderemos garantir isso”, disse Duarte, ressaltando a importância da população popular. “É imprescindível a participação do marianense em cada etapa desse processo. Ninguém melhor que eles para elencar o que precisamos para fazer de Mariana uma cidade melhor”.

“Com o alto crescimento populacional dos últimos anos, os centros urbanos precisaram enfrentar uma série de desafios, sendo um dos principais deles planejar a mobilidade. Mariana precisa de novas diretrizes para planejar e guiar suas ações políticas para estabelecer uma mobilidade mais sustentável”, afirmou também o prefeito sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Mariana.

PRIMEIROS PASSOS - Nessa primeira audiência foram apresentadas à população todas as informações referentes ao Plano Diretor e Plano de Mobilidade, que também puderam esclarecer todas as dúvidas. Para muitos, como por exemplo, para a Presidente da ADEM (Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana), Rosemary Aparecida dos Santos, há grandes expectativas. “Temos o direito de ir e vir e para isso é necessário um planejamento e a integração entre os diferentes modos de transporte, bem como a ampliação da acessibilidade na cidade. Acreditamos que com o Plano de Mobilidade mudaremos a atual realidade de Mariana”, ressaltou.

Segundo representantes da ERG Engenharia serão realizadas diversas oficinas e audiências públicas para viabilizar a participação popular. Além disso, será formado um Núcleo Gestor composto por equipes do poder público e da sociedade civil. Nessa audiência foram escolhidos também os integrantes dos distritos para formar o Núcleo. Os nomes apresentados serão validados pelas comunidades em reuniões que serão feitas nos distritos e comunidades e, já os representantes da sede, serão definidos em reunião que acontecerá em breve na cidade.

FOTOS: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: