Feirinha da rua Direita impulsiona economia, encanta e enaltece a comunidade marianense


17/06/2019 às 15h48

À mão, belos bordados e pratos tradicionais marianense. A Feira de Artesanato e Gastronomia da Rua Direita esteve recheada de aperitivos, trabalhos manuais marianense e muita música boa. O projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, a Feira mensal foi realizada nesse final de semana, 14 e 15 de junho, na Rua Direita.

O Secretário, Efraim Rocha, enaltece o potencial da Feira de integrar as associações de artesãos com as de moradores e de estimular a economia e o turismo local. "A Feira impulsiona a comercialização dos produtos marianenses artesanais e caseiros, além de auxiliar, indiretamente, as vendas nos comércios da Rua Direita, o fluxo de pessoas que passam pelas vitrinas dela aumenta. A Feira proporciona também momentos agradáveis com música boa e culinária de primeira. É ponto de encontro da família marianense", destaca Efraim.

A representante da Feiras de Artes e Ateliê de Mariana (FAM), Viviane Cardeiro, ressalta o resgate e a valorização da identidade e da cultura de Mariana provida pela Feira. "Uma vez por mês, expomos produtos, sejam eles alimentos ou objetos, que contam um pouquinho da cultura e da história do povo de Mariana. O bordado do Clube Mães do Colinas, o umbigo de banana da FAM e o fígado com jiló da Feiramarte não são só produtos, são costumes e características do marianense. É maravilhoso partilhar a nossa história!", pontua Viviane.

Já a técnica administrativa pará-minense, Soraya Araúja, elogia a receptividade do marianense e a beleza da cidade. "Chegamos à cidade e viemos direto para a Feira. A comida é cheirosa e saborosa, a música ao vivo também é excelente, faz a gente querer ficar, admirar e morar nesta bela cidade", comenta Soraya. Os cantores que garantiram a música elogiada pela técnica foram Vilma Borges e Toninho Batista.

A Feira é um projeto da Prefeitura de Mariana em parceria com as associações: Clube de Mães do Colina, de moradores dos distritos: Padre Viegas, Cláudio Manuel, Monsenhor Horta, além das instituições Feiras de Artes e Ateliê de Mariana (FAM), Feira Marianense de Arte, Artesanato e Antiguidade (Feiramarte) e do Movimento Renovador dos Artesãos de Mariana. A próxima edição do evento mensal está prevista para 12 e 13 de julho, o tema será "Festa Junina" e contará com pratos, bebidas e brincadeiras tradicionais da festa de São João.

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: