Retorno da Cooperativa de Leite de Mariana é discutido em reunião


27/05/2019 às 10h23

Após passar por momentos delicados, a cooperativa de leite, que abrange produtores de cerca de 24 localidades rurais de Mariana, será reformulada. Em reunião realizada na noite da última quinta-feira, 23, o prefeito Duarte Júnior afirmou que um Projeto de Lei será enviado à Câmara no intuito de liberar recursos para facilitar o retorno das atividades.

Perdoando a dívida existente da cooperativa entre município, que chega na casa dos R$1,5 milhão, o prefeito Duarte Júnior falou sobre a responsabilidade da geração de bons resultados. “Temos que nos unir e buscar todas as alternativas possíveis para que o empreendimento tenha sucesso num futuro breve”, disse Duarte afirmando também que o município fará o contrato de comodato com a cooperativa isentando o aluguel durante 20 anos.

Outro ponto destacado pelo prefeito Duarte é o acordo com a Fundação Renova, que afirmou disponibilizar o valor R$4 milhões para investimento nos produtores de leite.  “Ainda não enviamos o projeto à Câmara por entender que a fundação tem que assumir a responsabilidade sobre esse apoio. Somente com a união poderemos fazer com que a cooperativa tenha realmente condições de funcionar”, afirma o prefeito.

Aurélio Weber Lage Santos ocupa atualmente o cargo de presidente da cooperativa e também reforça a fala do prefeito em relação às parcerias e apoios. “Sem uma grande aliança não sairemos do lugar. Não podemos acabar como os vários elefantes brancos que estão espalhados por Mariana. Sem vocês direcionando aos representantes do legislativo, não teremos condições de continuar. Espero que todos estejam em favor dos produtores rurais”, disse.

O encontro reuniu produtores leiteiros, a diretoria da cooperativa, município e os vereadores Geraldo Sales, Juliano Duarte, Bruno Mól e o presidente da Câmara, Edson Agostinho de Castro Carneiro. Todos os edis declaram apoio aos produtores e se mostraram abertos a votação positiva da proposição que chegará a Câmara.

O sentimento diante das notícias foi de satisfação, como contou ao final do evento o produtor Edson Cota. “Nós na qualidade de produtores rurais estamos vendo uma mudança positiva. O poder público está amparando àqueles que hoje estão à deriva. Não sabemos falar e garantir o que aconteceu na outra gestão para saber porque fomos para nessa situação. O município tem a sua parcela, porque na época, nos foi vendida uma ilusão. Hoje estamos iniciando novamente essa caminhada e vamos colher bons frutos de tudo isso”, contou.

 


Voltar

Confira também: