Grande oportunidade : Escola de Ofícios de Mariana abre inscrições para interessados em aprender ou aperfeiçoar técnicas de restauro


Serão oferecidas 100 vagas, distribuídas em cinco módulos; inscrições são gratuitas e podem ser feitas em Mariana e Ouro Preto

23/05/2019 às 07h45

Interessados em aprender ou aperfeiçoar técnicas de restauro e construção civil, com ênfase na arte barroca, já podem se preparar para uma oportunidade única. A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana abrirá inscrições na próxima quarta-feira, 29 de maio, com a oferta de 100 vagas em cinco áreas de qualificação: Alvenarias (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria, Ferragem (forja artística e ferragem), Cantaria (pedra) e Pinturas especiais (cal, óleo, estêncil e pátinas), cada uma com 20 vagas e todas gratuitas e abertas à população local.

Além das aulas teóricas e práticas ligadas aos ofícios, os alunos receberão aulas complementares de empreendedorismo, história e patrimônio cultural, comunicação e expressão, além da realização de trabalhos de campo.

As inscrições vão até 05 de agosto e podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimôniode Mariana (Rua Direita, 93 - no Centro)ou pelosite www.escoladeoficios.org.br. O candidatos devem ter mais de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência de um período mínimo de três meses.  As aulas começarão em 6 de agosto.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana foi desenvolvida pelo Instituto Pedra, por meio do patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do apoio da Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana, proprietária dos imóveis que abrigam a escola.

De acordo com o prefeito de Mariana, Duarte Junior, este é um sonho antigo que agora se concretiza, contribuindo para assim para o aperfeiçoamento da mão de obra local. “Entendemos que a história de Mariana tem um peso especial, e o ensino destes ofícios carrega uma simbologia ainda maior. Nosso desejo é incentivar esta capacitação, formando profissionais preparados para trabalhar com a arte barroca não só localmente, mas em todo o país. A importância desta ação é incalculável para toda a nossa população”.

Para o diretor do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida, este trabalho é fundamental para a preservação do patrimônio material e imaterial, mas vai além: “Vamos incentivar o compartilhamento de um conhecimento que, se não for cuidado, pode desaparecer. Então estamos falando da formação de mão de obra ligada ao restauro, mas também da criação de uma nova arquitetura, de profissionais que poderão se estabelecer no mercado de forma empreendedora, sem precisarem ser contratados por empreiteiras para isto”, explica.

A Escola

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é um projeto com duração prevista para três anos. O objetivo é promover a preservação do patrimônio material e imaterial por meio da capacitação de jovens em ofícios ligados à construção civil, atendendo à demanda por serviços de restauração e construção do entorno e à necessidade de geração de renda de parte da população. Cada curso terá duração de um semestre.

OS CURSOS

Alvenaria

O curso apresenta as técnicas construtivas, conceitos básicos de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos feitos com terra, as práticas de produção de tijolos de adobe e elevação de paredes de taipa de pilão e pau a pique, visando a conservação de imóveis de valor histórico e ao mesmo tempo possibilitar o uso deste conhecimento para construção de elementos arquitetônicos contemporâneos.

Carpintaria
O curso apresenta as técnicas de conservação e restauração de elementos em madeira, além da elaboração de diagnósticos e tratamentos para as principais patologias. Nas aulas são apresentadas os tipos de madeira e as variadas possibilidades de utilização na arquitetura em estruturas, telhados, pisos, escadas e sacadas, esquadrias, forros, entre outros. 

Ferragem
O curso apresenta os tipos de fundição, o ofício tradicional de ferreiro e sua aplicação na conservação e restauração de edifícios históricos, desenhos e sambladuras.

Cantaria 

O curso apresenta o ofício da cantaria, as técnicas em blocos de rocha, sua aplicação na conservação e restauro, bem como a utilização de ferramentas, morfologia, mecanismos de degradação, métodos de avaliação e construção de objetos decorativos.

Pinturas especiais

O curso apresenta a tradição no uso de pigmentos naturais e suas cores e tipologias, os diversos materiais e técnicas, o uso da cal, mistura de cores, caiação e pintura, preparação de cores, argamassa pigmentada em aulas práticas.


Voltar

Confira também: