Semana é marcada por inaugurações de polos de atenção à população em Mariana


15/05/2019 às 14h21

Na manhã desta segunda, 13, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou quatro inaugurações de novos polos de atendimento e oficinas na cidade. Corte e Costura, Cras, Centro de Referência à Pessoas em Situação de Rua e Serviço de Convivência ofertarão assistência à população em várias vertentes.

Inaugurando as novas sedes, o prefeito Duarte Júnior destacou as ações pontuando a importância da ocupação dos espaços públicos. “Estamos produzindo atividades de políticas públicas de qualidade. Agora chegou o momento da comunidade ser beneficiada e colher os frutos desses trabalhos”, afirmou o prefeito.

Corte e Costura - Com um local adequado, a oficina beneficiará um serviço de melhor qualidade. A ação é voltada para as mulheres arrimo de família, que integram o quadro do Programa Inclusão Produtiva, o antigo Renda Mínima, e num próximo passo, se tornará uma cooperativa, refletindo em benefícios maiores para as integrantes.

Para o novo local, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou a aquisição de novas máquinas de costura, como sublimação e bordados, visando a possibilidade de criação de diversos tipos de produtos.

A transformação para se tornar uma cooperativa virá de uma parceria, já iniciada, com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ela ficará responsável pela parte jurídica de legalização, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliano Barbosa, além de se tonar um projeto de extensão da universidade. “Esse é o melhor caminho para o crescimento da atividade. Vamos alavancar a questão direta do emprego e geração de renda à essas mulheres. Os produtos poderão ser futuramente vendidos ao poder público, bem como para as empresas privadas”, afirma Juliano Barbosa.

Creas - O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) está em novo endereço. Com a estrutura ampliada e mais acessível, a prestação de serviços terá mais qualidade. Com ações voltadas ao amparo das pessoas que sofrem violações de direitos, ou seja, que ferem os estatutos do Idoso, da Criança e Adolescente (Eca), violência doméstica, dentre várias outras, a equipe técnica exerce as atividades a todas as pessoas nestas situações de vulnerabilidade.

De acordo com Juliano Barbosa, após o rompimento da barragem e o aumento das famílias em situações vulneráveis, o poder público não tem medido esforços para a ampliação e melhoramento nas prestações de serviços voltadas ao amparo social. “O empobrecimento da população e a falta de postos de emprego acabam gerando esses problemas de violação de direitos. Através do Creas, com todo esse acompanhamento, as famílias e indivíduos que se encontrarem neste quadro terão todo o nosso apoio. Vamos, de toda forma, tentar minimizar esses impactos”, afirma.

Essa restruturação faz parte de um acordo firmado entre Mariana, Ministério Público, Fundação Renova, Vale, BHP Billinton e Samarco. A nova sede do Creas está localizada na Rua André Corsino, 115, Centro.

Serviço de convivência do Bairro Santo Antônio - Um espaço para trabalhar oficinas em grupos, atividades de empoderamento, aprimoramentos através das ações voltadas aos públicos específicos e ouvir as demandas da comunidade do bairro Santo Antônio, bem como São Gonçalo. O serviço de convivência dará um suporte mais próximo às crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos dos bairros, além de fomentar a aproximação entre o poder público.

Centro Pop - Centro Pop será um local específico e único na região destinado à população em situação de rua. Serão ofertadas oficinas, acompanhamento psicológico, assistente social e alimentação. Aqueles que depois de iniciado, passado pela rede e se mostrarem aptos, serão encaminhados aos abrigos adultos masculinos para que não tenham mais as ruas como morada.

Essa é uma demanda debatida nas Conferências de Assistência Social em 2011, 2013, 2015 e 2017. “Estamos trabalhando para conseguir tirar todas essas pessoas das ruas. É um trabalho em movimento constante e, queremos, de alguma forma, minimizar os danos que as ruas podem provocar na vida de uma pessoa. Essa abertura do Centro Pop é de suma importância para o nosso setor e para as pessoas que utilizam do serviço”, afirma o secretário.

Também presente no ato, o prefeito demostrou total apoio na centralização do serviço e também em relação ao estudo para a criação de um outro polo feminino. “A população tem que encontrar amparo em nossas ações. Estamos aqui não somente para apoiar, mas sim fazer com que o indivíduo tenha uma perspectiva de vida cada vez melhor. Todo ser humano precisa de ter seu próprio sustento e vamos batalhar para que as atividades realizadas aqui proporcionem tudo isso. Todos têm suas histórias de vida”, finalizou o prefeito agradecendo e parabenizando a dedicação dos funcionários na realização dos trabalhos do polo.

FOTO: MARCELO CARDOSO l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: