Comunidade de Cláudio Manuel comemora a 3ª edição do Dia do Lugar


07/05/2019 às 10h14

Valorizar as diversas formas de manifestações culturais, artísticas e gastronômicas, esse é o objetivo do Dia do Lugar, um evento promovido pela Secretaria de Cultura que chega em todos os cantos de Mariana. Neste final de semana, 4 e 5, foi a vez de Cláudio Manuel, distrito localizado à 46km de Mariana, receber, pela terceira vez, o programa.

O prefeito Duarte Júnior prestigiou o evento com a sua família e parabenizou os moradores por abraçar o programa e se envolver diretamente na organização. “A minha maior alegria é ver a comunidade envolvida nos eventos que promovemos. Fiquei extremamente satisfeito quando cheguei e vi o engajamento de cada morador, o quanto eles se preocupavam em receber quem vinha de fora. É uma alegria muito grande ver tanta gente unida, valorizando a sua cultura”, disse Duarte.

Para os moradores do distrito, como, por exemplo, para o diretor da Casa do Artesão, Gilson Roberto Ferreira, o Dia do Lugar é um evento importante e uma oportunidade, principalmente para os artesãos. “É em eventos como esse que expomos o nosso trabalho. É um momento para divulgarmos o nosso trabalho e o quanto Cláudio Manuel é rico em história”, afirmou.

FESTIVAL DE COMIDA - Além das diversas atrações culturais, como shows com artistas locais e apresentação da banda São Sebastião, do distrito, a comunidade pôde prestigiar feiras de artesanato e gastronomia e o 1º Festival de Comida da Roça que premiou o melhor prato salgado e de sobremesa. Ao todo, 9 pratos salgados e 7 pratos doces foram avaliados. Os critérios eram utilizar frango como produto principal no prato salgado e produtos da terra para a sobremesa.

Depois de algumas garfadas, finalmente os nomes das campeãs foram divulgados. Tânia Maria Crispim de Miranda conquistou o paladar dos jurados com a galinhada com pirão e levou o prêmio máximo. “Não esperava ganhar, mas consegui e fiquei muito feliz. Amo cozinhar e tenho certeza que esse foi o diferencia na hora de montar o prato”, destacou.

A sobremesa escolhida foi o mamão espelhado, prato preparado por Maria Júlia Fernandes da Costa. “Decidi participar desse festival e apresentar algum prato bem simples. Fui no meu quintal e colhi o mamão e os cravos e preparei o doce com todo o carinho. Fiquei muito feliz com a vitória. Esse Festival é um incentivo para todos que gostam de cozinhar”, disse a moradora do distrito.

FOTOS: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: