VIII Encontro de Tai Chi Chuan de Mariana é marcado por homenagens e apresentações


30/04/2019 às 10h38

Corpo e mente fortalecidos através de exercícios de respiração, concentração e físicos. O dia mundial do Tai Chi Chuan, arte marcial milenar, foi celebrado neste domingo (28), na Praça Gomes Freire. A VIII edição do evento foi comandada pelo presidente da Associação HamTai-Humanos e mestre na Arte, Ricardo Silva Teixeira, e pela professora também da Tai e de Kung Fu, Diana Antônia dos Santos. O encontro contou também com apresentações, exercícios e homenagens. 

Há 15 anos, Ricardo ministra aulas de Tai Chi Chuan e Kung Fu no Projeto Recriavida, da Prefeitura de Mariana, para a crianças, jovens, adultos e portadores de necessidades especiais. "O aumento de energia vital, concentração, coordenação motora, memória e ansiedade são uns dos benefícios do Tai Chi. Uma arte completa! Além de saúde traz felicidade para aqueles que a praticam", ressaltou Ricardo. 

A presidente Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (Ademe), Rosemary Aparecida do Santo, é a primeira cadeirante a participar das aulas de Tai Chi Chuan. "Apesar das dificuldades, é preciso sair da cadeira. Fazer algo que mova todo o corpo e exercite a mente. O meu desejo e do Ricardo é que outros cadeirantes participem também", destacou Rosemary.

O ganhador da medalha de ouro no V Torneio Brazil Open Chin Wood, em 2016, Edison Liberato Ferreira, 73, destaca o caráter disciplinatório do Tai Chi Chuan. "Você precisa praticar sempre! Todo dia um pouco, seu corpo e sua mente ficam saudáveis. Longe da depressão!", pontuou Edison.

Além das apresentações e dos exercícios de Tai Chi Chuan, Ricardo, em nome da Associação HamTai-Humanos, agradeceu ao Prefeito, Duarte Junior, ao Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliano Barbosa, e à presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana, Rosemary, entre outros, homenageando-os pelo auxílio no incentivo, manutenção e propagação da Arte Marcial em Mariana. 

HamTai - é uma associação que ensina a Arte do Tai Chi Chuan e Kung Fu, com aulas para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais em Mariana, Passagem de Mariana e Ouro Preto. 

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: