Dias de devoção reúne milhares de fiéis durante a Semana Santa


24/04/2019 às 11h04

Do dia 13 a 21 de abril, a cidade de Mariana viveu momentos intensos de fé e devoção. A Semana Santa, que celebra paixão, morte e ressurreição de Cristo, foi acompanhada por milhares de fiéis, que participaram das confissões, missas, procissões, cerimônias, dentre outras celebrações na Primaz de Minas, que é o berço da religiosidade mineira. Na manhã do último domingo, 21, a tarefa ficou a cargo dos artesãos da Associação Marianenses de Artistas Plásticos – AMAP, marianenses e turistas que ao verem a confecção dos tapetes, não pensaram duas vezes em colocar a mão na massa.

Várias formas tomaram as ruas do Centro Histórico. Figuras de Jesus Cristo, Santa Ceia, Virgem Maria, entre outros símbolos foram idealizados e construídos, fazendo as ruas de pedras se transformarem no cenário que receberia a Procissão de Ressureição de Cristo. “Estou frequentando mais a cidade de Mariana e essa é a primeira vez que participo das montagens do tapete. É uma iniciativa bem bacana e o envolvimento da população faz com que seja mais especial”, contou a belo-horizontina Priscila Lyrio, que contou com a ajudinha de sua filha nas atividades.

HISTÓRIA E TRADIÇÃO - Além do propósito religioso, as atividades têm o intuito de zelar pelo patrimônio cultural da cidade. Serragem é o material usado para a confecção dos tapetes que dão forma à fé e à devoção, que escreve uma parte da história da Semana Santa em Mariana. Antigamente também se usava farinha de trigo e borra de café para compor as imagens. 

FOTO: MARCELO CARDOSO l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: