Professores da rede municipal recebem orientação sobre cuidados com a saúde vocal


Iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Educação de Mariana e acontece nos dias 22 e 23 de março, para cerca de 600 educadores

19/03/2019 às 12h00

Como parte do Programa de Reintegração da Comunidade Escolar, a Fundação Renova, em parceria com a Secretaria de Educação de Mariana, convida os professores da rede pública de ensino para discussão de um tema importante: os cuidados com a voz em sala de aula. Os encontros acontecem nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Convenções.

 

Esse trabalho será desenvolvido pela Compreender, consultoria parceira da Fundação Renova, para cerca de 600 educadores, além da equipe da Secretaria de Educação.

 

Os encontros, chamados de Cuidados com o Docente: a Saúde Vocal em Foco, serão divididos em três turmas. A atividade é do Programa de Reintegração da Comunidade Escolar da Fundação Renova e faz parte das medidas de compensação e reparação dos impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

 

Considerada um dos mais importantes instrumentos de trabalho do professor, a voz é o principal meio de comunicação entre o educador e seus alunos em sala de aula. De acordo com a secretária de Educação do município, Aline Oliveira, a temática dos encontros atende a uma demanda dos próprios professores, registrada na etapa diagnóstica do Programa de Assistência Pedagógica.

 

“Para os professores, a voz é uma ferramenta de trabalho. O dia a dia das salas de aula exige o uso constante dela, por isso, é importante que eles saibam como utilizá-la da melhor maneira possível, de modo que a saúde de cada um esteja resguardada e, consequentemente, o desempenho em sala de aula seja cada dia melhor”, diz a secretária.

 

A participação dos docentes da rede municipal é gratuita e, ao final, todos receberão certificado digital.

 

APOIO PEDAGÓGICO

A Fundação Renova, em parceria com a Secretaria de Educação de Mariana, desenvolve o Programa de Assistência Pedagógica para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas da rede municipal, com a participação de todos que fazem parte do processo educacional de Mariana.

 

O programa teve início em 2017. Foram realizadas as seguintes etapas: diagnóstico com aplicação de questionários; encontros coletivos para devolutivas do processo diagnóstico; encontros coletivos e individuais com visitas feitas a cada escola, para formação e sensibilização da Comissão Representativa Coordenadora do PPP e dos Colegiados.

 

 

SERVIÇO:

 

Cuidados com o Docente: a Saúde Vocal em Foco

 

Datas: 22 e 23 de março

 

Local: Centro de Convenções de Mariana – avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro

 

Horários: sexta-feira, dia 22, das 16h às 18h e das 19h às 21h; sábado, dia 23, das 8h às 10h


Voltar

Confira também: