52º Batalhão da Polícia Militar registra poucas ocorrências de crimes violentos durante Carnaval na região dos Inconfidentes


Redução desse tipo de delito foi de 55% em comparação ao ano passado. O planejamento operacional, o trabalho preventivo e o policiamento ostensivo do 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM), o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, garantira

08/03/2019 às 19h15

Além do emprego do policiamento nos principais locais dos eventos carnavalescos e desfiles de blocos - com reforço da administração do 52º BPM e tropa da 3ª Região da Polícia Militar - também foram realizadas blitzen preventivas e educativas, estas com distribuição de Dicas PM de segurança e ventarolas com os lemas “meu corpo não é público”, “troco seu elogio por respeito” e a “violência ficará de fora da folia”. Tal material publicitário faz parte da campanha institucional pelo não cometimento de crimes contra a dignidade sexual, sobretudo diante da preocupação com o período carnavalesco no qual há um histórico negativo dessa realidade. Ademais, oportunizaram-se informações sobre o novo delito de importunação sexual, conduta que deixou de ser considerada como contravenção penal, tornando-se um crime, com previsão de pena de reclusão para o autor.

 

Pontos de apoio para atendimento e registro de ocorrências foram montados em pontos centrais de Ouro Preto, Mariana e Itabirito - cidades que recebem o maior número de turistas. Na área de prevenção, a Assessoria de Comunicação Organizacional do 52º BPM, durante entrevistas concedidas e participação em programas de rádios e TV da região, ressaltou a importância da prevenção por parte dos foliões, em relação à proteção de veículos e residências, cuidados com menores de idade e com o manuseio e guarda de objetos pessoais como carteiras e celulares. Foi destacada também questão relativa ao crimes de comunicação falsa de crime, relacionada principalmente à perda de celulares.

 

Em Ouro Preto, também foi realizado policiamento próximo ao Espaço Folia, no estacionamento do Centro de Artes e Convenções da UFOP. O local recebe grande concentração de estudantes, moradores e turistas na área central da cidade, ao promover shows de porte nacional, por meio da Liga dos Blocos, a qual é constituída por repúblicas estudantis da UFOP.  O policiamento se estendeu também aos distritos da região em que foram realizados eventos carnavalescos.

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: