Iniciada a segunda etapa de restauro da Igreja de Cachoeira do Brumado


06/02/2019 às 16h23

A matriz Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, passa agora pela segunda etapa do restauro dos elementos artísticos. Estão sendo investidos mais de R$190 mil, repasse do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC).

Segundo a coordenadora de restauro, Sandra Godoy, essa fase abrange os púlpitos e o arco cruzeiro. “Esses elementos artísticos, assim como os demais, apresentam degradações no suporte e na camada pictórica. Com relação ao suporte, as degradações têm como causa principal o ataque de insetos xilófagos e na camada pictórica são as repinturas, que descaracterizam todo o conjunto artístico da igreja”, explica.

As obras de restauro dessa segunda fase tiveram início no dia 7 de janeiro e até o momento já foram realizados os procedimentos de desmonte e revisão estrutural, higienizações no suporte e camada pictorica e remoção de camadas de repinturas em alguns elementos. “Na fase de remoção de repinturas dos púlpitos foi possível recuperar a policromia original, com detalhamentos em folhas de ouro e prata”, explicou Sandra.

A estimativa é de que as obras sejam concluídas em até 5 meses.

Foto: Marcelo Cardoso


Voltar

Confira também: