Procon Mariana orienta consumidores contra erros na hora das compras de Natal


18/12/2018 às 19h10

O Natal é, tradicionalmente, época de compras e movimentação da economia em todo o país. Prova disso é que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê que as vendas do comércio deste ano tenham alta de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. E com a expectativa do aumento de recursos no mercado o Procon Mariana orienta os consumidores para evitar o endividamento e compras que possam se arrepender.

Antecipação é tudo. Maria de Fátima Antunes, dona de casa, usa os primeiros dias de dezembro para pesquisar preços e fazer suas compras. “A situação financeira não está fácil pra ninguém, mas tendo tempo posso encontrar o melhor preço e dar uma lembrancinha para cada familiar, faço questão”, ressalta a dona de casa. E fazer tudo com antecedência é uma das principais orientações do Procon Mariana. Isso porque quanto mais próximo das festas, mais caros os produtos vão ficar. Caso a data não seja fator determinante as compras podem ser feitas em janeiro, quando há a tradicional “queima de estoques”.

Outro ponto revelado pela CNC é que o segmento do comércio mais procurado para as compras de Natal são os supermercados (34%), seguidos por vestuário (26,6%) e eletrônicos (15%). E pela variedade de mercado existe a oportunidade de boas opções. Assim, sempre que for adquirir algo, negocie o preço. Além disso, nunca deixe de pesquisar os preços do item nas lojas concorrentes, sempre há variação de preços.

A gerente do Procon Mariana alerta para que o consumidor evite comprometer de forma irresponsável o orçamento com dívidas. “Evite empréstimos de longo prazo que, além de representarem custos maiores, comprometem sua renda por longo período”, afirma Daniele Avelar. É importante, também, que o consumidor evite utilizar o cheque especial e cartão de crédito, já que são modalidades com altas taxas de juros. Comprar a vida é sempre a melhor solução, por isso, pesquise e economize.

Outras duas dicas também podem significar economia pra você e sua família. A primeira delas é não comprar produtos recém-lançados no mercado. Isso porque se corre o risco de pagar caro. Assim, procure comprar o produto em épocas de promoções, assim a redução do preço pode chegar a 50%. Produtos que irão sair de linha também são boas opções de compra, pois têm redução significativa do valor.

O Procon Mariana fica localizado na Praça JK, s/nº, Centro, Mariana-MG (no prédio da prefeitura). Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 151 e 3557-9001 ou pelo whatsapp: 995335880.


Voltar

Confira também: